Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Torcedores organizados do Corinthians acompanham votação de impeachment no clube

Augusto Melo pode ser afastado de forma definitiva neste sábado (9), no Parque São Jorge

Corintianos protestaram contra Augusto Melo nos arredores do Parque São Jorge

A diretoria dos Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, entrou no Parque São Jorge para acompanhar de perto a votação do impeachment de Augusto Melo, neste sábado (9). O presidente Alexandre Domênico, mais conhecido como Alê, e o vice Fábio de Oliveira Câmara, chamado de Fantasma, permanecerão na parte interna da sede social até o encerramento do pleito, previsto para às 17h (de Brasília).

Torcedores do Corinthians se reuniram na frente do Parque São Jorge para protestar contra o presidente afastado Augusto Melo e dirigentes de gestões passadas.

Vários corintianos, tanto de torcidas organizadas quanto os considerados “comuns”, acompanham a votação do lado de fora. Faixas contra Augusto foram estendidas ao redor do Parque São Jorge.

A Itatiaia apurou que, caso Augusto retome a presidência, membros de organizadas prometeram se manifestar de forma agressiva, cogitando até invadir o Parque São Jorge. A Gaviões da Fiel manifestou publicamente oposição ao retorno de Melo.

Algumas viaturas da Polícia Militar estão nos arredores do Parque São Jorge. A reportagem apurou que, se necessário, o Esquadrão de Choque também será acionado.

Ao todo, 11.410 associados estão aptos a votar neste sábado (9). Na eleição de 2023, 4.184 sócios compareceram ao Parque São Jorge. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, o número de votantes foi de 2.873.

Do que Augusto Melo é acusado?

O pedido de destituição feito pelo Conselho Deliberativo tem como base principal o caso VaideBet. Augusto, assim como ex-dirigentes do clube, é réu por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.

Conselheiros favoráveis ao impeachment argumentam que ele foi omisso diante das denúncias internas e das reportagens sobre a atuação do suposto intermediário do acordo com a VaideBet, Alex Cassundé.

O que acontece se os sócios confirmarem a destituição?

Caso os associados ratifiquem a decisão do Conselho, o presidente do órgão, Romeu Tuma Júnior, deverá agendar eleições indiretas.

O estatuto não define prazo para marcar o pleito, mas a tendência é que Romeu não demore para dar sequência ao rito.

E se Augusto Melo voltar ao cargo?

Se os sócios rejeitarem o impeachment, Augusto retomará imediatamente a presidência do Timão.

Leia também

Isso, porém, não garante estabilidade. Romeu Tuma Júnior, opositor declarado, pode afastá-lo liminarmente por conta da reprovação das contas de 2024, conforme prevê a Lei Geral do Esporte. Nesse caso, seria convocada uma nova Assembleia Geral para decidir pela expulsão ou não de Augusto, repetindo o procedimento.

Romeu afirma ainda que existem cerca de seis processos de impeachment contra Augusto prontos para votação no Conselho Deliberativo.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.