O Juventude venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (11), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Assim, na estreia do técnico Thiago Carpini, o Papo encerrou uma sequência negativa na liga nacional.
O Juventude fez um gol em cada tempo, com Gabriel Taliari e Matheus Babi, enquanto Matheuzinho descontou para o Corinthians, perto dos acréscimos. Os mandantes controlaram a partida diante de um apático Timão, que não aproveitou o bom momento após se classificar contra o Palmeiras na Copa do Brasil.
O Juventude voltou a vencer na Série A depois de quatro derrotas seguidas. O time vinha de uma sequência de um triunfo nos últimos 13 duelos.
O Timão, por sua vez, chegou ao quinto jogo seguido sem vitória no Brasileirão, com quatro empates e uma derrota. O último êxito da equipe de Dorival Júnior foi no dia 16 de julho, contra o Ceará, na Arena Castelão.
Com o resultado positivo, o Juventude segue na 19ª posição, mas com 14 pontos. Já o Corinthians se mantém na 13ª colocação, com 22 unidades.
O Alvinegro volta a entrar em campo neste sábado (16), contra o Bahia, na Neo Química Arena, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Juventude, por sua vez, visita o Vitória no mesmo dia, também pela liga nacional.
Juventude no controle
O primeiro tempo foi marcado pelo controle dos mandantes que, mesmo com menos posse de bola, criou as melhores chances. O Corinthians não conseguiu ter fluidez para sair jogando e viu a transição defensiva não funcionar, proporcionando contragolpes para o adversário.
Gabriel Taliari castiga
Com esse cenário em vista, o Juventude abriu o placar com Gabriel Taliari, aos 27 minutos. O atacante recebeu cruzamento preciso de Marcelo Hermes e subiu mais que a defesa adversária para cabecear com precisão, superando o goleiro Hugo Souza.
Ju quase amplia
Aos 38 minutos, por pouco, o Juventude não ampliou. Em contragolpe, Veron venceu Gustavo Henrique na corrida e finalizou forte para defesa de Hugo.
Timão ataca pela primeira vez
Aos 18 minutos da segunda etapa, o Corinthians teve o primeiro ataque perigoso no duelo. Rodrigo Garro arrancou pela esquerda e cruzou precisamente para Talles Magno, que não conseguiu direcionar o cabeceio.
Babi amplia!
O Juventude anotou o segundo e último gol da partida aos 37 minutos da segunda etapa, com Matheus Babi. O atacante, que havia acabado de entrar, recebeu passe rasteiro de Nenê e completou para o fundo das redes.
Romero expulso
Logo após o gol anotado por Babi, o Corinthians perdeu o atacante Romero. O camisa 11, que também havia saído do banco de reservas, empurrou Giraldo, de costas, e foi mandado mais cedo para o vestiário pelo árbitro Lucas Casagrande.
Matheuzinho desconta
Perto dos acréscimos, o Corinthians descontou com Matheuzinho, em cobrança de falta. O lateral-direito surpreendeu o goleiro Ruan Carneiro, que não teve poder de reação para evitar o tento corintiano.
Juventude 2 x 1 Corinthians
Juventude
Ruan Carneiro; Reginaldo, Abner, Cipriano e Marcelo Hermes; Caíque (Giraldo), Jadson e Mandaca (Alan Ruschel); Gabriel Taliari (Matheus Babi), Gabriel Veron (Nenê) e Gilberto (Ênio). Técnico: Thiago Carpini
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho (Gui Negão) e Matheus Bidu (Fabrizio Angileri); Raniele (Charles), José Martínez (Dieguinho), Breno Bidon e Rodrigo Garro; Talles Magno (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
- Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 11 de agosto de 2025 (segunda-feira), às 20h (de Brasília)
- Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
- Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
- Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Sidmar Meurer (PR)
- VAR: Gilberto Júnior (PE)
Gols
- Juventude: Gabriel Taliari (27min/1ºT) e Matheus Babi (37min/2ºT)
- Corinthians: Matheuzinho (45min/1ºT)
Cartões amarelos
- Juventude: Gabriel Taliari, Cipriano, Gilberto, Giraldo e Ênio
- Corinthians: José Martínez, Matheus Bidu, Cacá, Fabrizio Angileri e Breno Bidon
Cartões vermelhos
- Juventude: nenhum
- Corinthians: Romero