Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians: MP denuncia Andrés por lavagem de dinheiro e outros crimes

Anúncio foi feito pelo promotor de Justiça Cássio Conserino nesta quarta-feira (15), em entrevista coletiva

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians

O Ministério Público (MP) denunciou Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, por apropriação indébita continuada, lavagem de dinheiro e falsidade de documento tributário. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) pelo promotor de Justiça Cássio Conserino, em entrevista coletiva.

Roberto Gavioli, atual diretor financeiro do Timão e presente na gestão de Andrés, também foi incluído na denúncia.

O MP aponta que Sanchez utilizou o cartão corporativo do clube de maneira indevida. Os gastos, com com correção pelo IPCA e juros de 1% ao mês, chegaram a R$ 480 mil.

“A denúncia versa sobre possíveis crimes de apropriação indébita agravada, continuada, lavagem de dinheiro e falsidade de documento tributário, crime tributário. Há, também, pedido de constituição do crédito tributário em relação ao senhor Andrés, porque desta postura engendrada e escrita na denúncia, resultaram acréscimos patrimoniais ilícitos”, afirmou Cássio Conserino.

“Trata-se de denúncia por dois crimes antecedentes: a apropriação indébita por cartões corporativos e de bens constantes nas contas correntes do Sport Club Corinthians Paulista, a falsidade de documentos fiscais e tributáveis, a possibilidade de, lá na frente, eventual persecução fiscal por crime de sonegação fiscal”, acrescentou.

Leia também

Entenda o caso

Os órgãos fiscalizadores do Corinthians e o Ministério Público investigam supostos gastos irregulares nas gestões de Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo, entre 2018 e 2025.

Em julho deste ano, após vazamento nas redes sociais, Andrés admitiu que usou o cartão corporativo do clube para gastos pessoais e, posteriormente, realizou o reembolso. As compras foram feitas no final de seu último mandato, em 2020.

Em relação a Duilio, o portal ge.globo noticiou, também em julho, que o Corinthians bancou gastos pessoais durante sua gestão. A matéria também relata a suspeita de emissão de notas fiscais frias e gastos em empresa de fachada.

Augusto Melo também é investigado, mesmo sem qualquer informação pública em relação a gastos irregulares com dinheiro do clube durante seu mandato. O ex-presidente foi afastado em agosto, via Assembleia Geral, por conta da investigação do “caso VaideBet”.

O MP solicitou o afastamento temporário dos citados do Conselho Deliberativo e do Conselho de Orientação do Corinthians.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.