Apresentado nesta terça-feira (6) como novo diretor de futebol do
“Nesse momento, nosso foco, todos sabem, é no Gerson. Primeira coisa é colocar aqui todo o nosso respeito à direção e à instituição Zenit.
Gerson deixou o Flamengo em julho de 2025 para fechar com o Zenit até o fim de junho de 2030. O negócio pelo jogador de 28 anos girou em torno de 25 milhões de euros - cerca de R$ 160 milhões à época.
Além do dinheiro (pelo menos 12 milhões de euros (R$ 76,2 milhões) já oferecidos), o Cruzeiro joga com um outro fator para convencer os russos: a cessão do jovem zagueiro Jonathan Jesus, de 21 anos. O Zenit tem interesse na contratação do defensor, que foi o primeiro reserva do time celeste durante a temporada 2025. Spindel, contudo, deixou em aberto esse ponto.
“O Jonathan está dentro desse foco que a gente tem de manter o elenco. Ele é peça importante no elenco, a gente quer que ele fique aqui. Vamos esperar o desfecho da negociação do Zenit, e aí você (repórter) vai entende o que estou falando se a negociação tiver sucesso”, disse Spindel, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Ao mesmo tempo, há uma vontade de Gerson retornar ao Brasil.
“É um atleta de grupo, ele vai potencializar outros atletas, ele vai encaixar perfeitamente na cultura de grupo e de equipe que esse grupo e que as lideranças desse grupo tem. Tenho certeza que se der certo ele vem para somar, a gente sabe que é muito difícil. E essa proposta ela só é tão ousada porque ela tem esse contexto da manutenção do elenco, do que o Gerson pode somar para o elenco dentro e fora de campo, e pelo momento que o Cruzeiro tem”, também afirmou Spindel.
“De estar num patamar que já foi feito uma reconstrução, de estruturação de processos, de investimento em infraestrutura, que tem um grupo sensacional que performou muito bem ano passado, que brigou pelo título do brasileiro, brigou pelo título da Copa do Brasil, e que colocando mais alternativas que ajudem o grupo a suportar uma temporada como essa, de quatro ou cinco competições, vão colocar o Cruzeiro mais perto do sonho de voltar a vencer”, completou.
Gerson tem 12 jogos pelo Zenit, sendo oito como titular. Ele soma um gol com a camisa da equipe russa, marcado no último jogo do time, em 6 de dezembro.
A temporada russa está em pausa por conta do inverno, como é praxe no país. O próximo jogo oficial do Zenit está marcado para 1º de março, contra o Baltika Kaliningrado, pelo Campeonato Russo.
“Essa proposta ousada ela só é ousada dessa forma porque ela tem todo esse contexto. A gente respeita a instituição Zenit, mas a gente entende que sentando do lado da cadeira deles, e por isso que a gente fez a proposta, é uma proposta muito vantajosa para o Zenit. Se não fosse esse contexto do atleta que o Gerson é e do momento do Cruzeiro, provavelmente o Cruzeiro não faria uma proposta tão ousada como essa. Agora, é muito difícil, é um clube que não precisa do recurso financeiro, a gente entende. O que tem é uma estratégia de convencimento que essa é uma boa proposta para o clube, e que olhando do ponto de vista do Zenit, a melhor coisa para o clube a fazer é essa transferência para o Cruzeiro”, completou Spindel.
Cruzeiro
Com Tite como novo treinador para 2026, o Cruzeiro terá pela frente na temporada Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil.
Em 2025, com o português Leonardo Jardim como técnico, o Cruzeiro foi terceiro colocado do Brasileirão e semifinalista da Copa do Brasil. O time teve como dupla de volantes Lucas Silva (capitão) e Lucas Romero, com Christian como meia aberto pela direita.
Matheus Pereira foi o grande articulador e meia-atacante, com Wanderson ou Keny Arroyo (mais ao fim da temporada, com Wanderson fora por lesão muscular na coxa esquerda) aberto na ponta esquerda.
O Cruzeiro vai estrear na temporada no sábado (10), às 18h30 (de Brasília), diante do Pouso Alegre, no Mineirão, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. A tendência é de Tite usar uma equipe alternativa, com jovens da base, no primeiro jogo do ano.