O
O novo comandante celeste classificou o planejamento para o ano como desafiador e relembrou impressões do calendário nacional durante o trabalho à frente do
“É desafiador. Desafiador, talvez, seja o adjetivo utilizado nessa situação. Depois de quase sete anos de Seleção Brasileira, a gente fez um outro trabalho (Flamengo), e a gente sentiu bastante o acúmulo de competições”, iniciou.
“E vai ter toda a necessidade, e o Cruzeiro tem grandes profissionais na área fisiológica, na área nutricional, na área médica, na consciência dos atletas, para que possam exercer, para que a gente tenha a saúde física”, afirmou o treinador.
Adiante, Tite destacou a pressão psicológica sobre os jogadores e destacou o foco no Estadual, em um primeiro momento.
“A pressão psicológica de jogar quarta e domingo, chega um momento que, também, fica muito forte e temos que usar todos os atletas à disposição. Como vai ser isso, é desafiador. Em um primeiro estágio, ele é, sim, o Campeonato Mineiro, esse é o nosso foco de atenção. A utilização de outros atletas vai depender muito do condicionamento que eles apresentarem”, destacou Tite.
Lamentou lesão de goleiro e ponderou sobre consciência dos atletas
Por fim, o novo treinador celeste lamentou a lesão do goleiro Matheus Cunha,
“Por exemplo, vem o Matheus (Cunha). Deu um incidente com ele e ele vai operar o joelho. Olho para o lado, tem o Otávio. Nós conversamos e está pronto. E tem o Cássio, que voltou no peso e no percentual de gordura, tal qual ele saiu. O quanto a consciência profissional do atleta é importante para isso”, disse.
“O João (Marcelo), eu falei para ele hoje de manhã: ‘Tu está muito melhor condicionado fisicamente que no jogo contra o Santos’. Ele disse: ‘Sim, nesse processo de recuperação e evolução”. Essa consciência, ela é participada com cumplicidade de quem está no comando”, encerrou o treinador.
Cruzeiro na temporada 2026
O Cruzeiro terá calendário cheio na temporada 2026. Além do Campeonato Mineiro, o clube celeste disputará o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.
Vale destacar que caso o Cruzeiro vença a “Liberta”, ainda terá pela frente a Copa Intercontinental.