Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro dá ‘cartada’ por Gerson em negociação com Zenit e faz apostas para acerto

Clube celeste trata o meio-campista como prioridade no mercado e tem atuado com intensidade pela contratação

Gerson em ação pelo Zenit-RUS

O Cruzeiro segue empenhado pela contratação de Gerson, do Zenit-RUS. O clube trata a negociação com paciência e tranquilidade, mas tem feito movimentos importantes nos bastidores.

Uma nova cartada foi dada pela direção celeste aos russos. A Raposa apresentou uma oferta de 12 milhões de euros (R$ 76,2 milhões), além de Jonathan Jesus pelo meio-campista.

O zagueiro foi precificado em pouco mais de 12 milhões de euros pelos mineiros, o que configuraria uma transação de 25 milhões de euros (R$ 133,4 milhões) inicialmente. Esse foi o valor gastor pelos russos para tirar o meia do Flamengo, em meados de 2025.

O zagueiro de 21 anos é desejo do Zenit e foi alvo de oferta em dezembro. A princípio, a cúpula cruzeirense recusou.

A informação foi divulgada pela ESPN e confirmada pela Itatiaia, que avançou em alguns pontos.

Ao todo, além de Jonathana Jesus, o investimento financeiro do Cruzeiro pela “operação Gerson” poderia chegar em 15 milhões de euros. Tal quantia seria atingida em por metas estipuladas, como títulos e sucesso desportivo.

Há ainda a possibilidade de que o Zenit lucre 10% em uma venda futura de Gerson.

O empresário André Cury, que agencia Jonathan Jesus e intermedia a negociação, é protagonista. Entende-se que ele poderia abrir mão de parte do que receberia na saída do zagueiro para agilizar as tratativas.

Essas são algumas das armas do Cruzeiro para destravar a contratação de Gerson. Outra está dentro do clube. Trata-se do diretor esportivo Joaquim Pinto, que trabalhou no Spartak Moscou, que tem experiência no mercado russo.

Além disso, a Raposa aposta na vontade pública do jogador em retornar para o futebol brasileiro. Como dito por Marcão Silva, seu pai e empresário, à Itatiaia, o atleta quer voltar ao radar da Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo.

O Cruzeiro entende que a negociação é complexa e que não deve novas sugestões devem surgir pelos próximos dias. Em entrevista exclusiva à Itatiaia na última sexta-feira (2), o vice-presidente Pedro Junio comentou as dificuldades encontradas.

"É um jogador que estamos em negociação, não é uma negociação fácil. É uma negociação que vai perdurar alguns dias pelo fato de que ele está em um grande clube na Rússia e pela grandeza do Gerson. Como um bom mineiro a gente vai negociando devagar, no dia a dia”, detalhou Pedro Junio.

Gerson durante jogo da Seleção Brasileira

O desejo do Cruzeiro por Gerson

O Cruzeiro entrou na briga por Gerson após o fim da última temporada, em dezembro. O clube iniciou tratativas com o Zenit-RUS para contratar o atleta, que conta com o aval de Tite, seu técnico nos tempos de Flamengo.

As tratativas, contudo, não são simples, já que os russos pagaram 25 milhões de euros para tirar o meia do Flamengo em julho de 2025. O clube celeste aposta na paciência e na vontade do jogador para fechar o acordo.

Gerson surge como grande alvo do Cruzeiro para a disputar da Copa Libertadores. Até o momento, a Raposa já anunciou com Néiser Villarreal e Matheus Cunha e encaminhou acordo com Chico da Costa.

O acerto seria um recado de protagonismo do clube celeste para o mercado, assim como foram as contratações de Gabigol e Dudu em 2025.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...