Belo Horizonte
Itatiaia

Joia do Cruzeiro, Eduardo Pape 'trava disputa' com Vini Jr. na Seleção; entenda

Meio-campista vive temporada artilheira pela Seleção Brasileira Sub-17 e supera o astro do Real Madrid em estatística

Por
Eduardo Pape, jovem volante do Cruzeiro • Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Joia das categorias de base do Cruzeiro, Eduardo Pape vive uma temporada de destaque. Além de ter sido campeão da Copinha e integrar o elenco principal da Raposa para intertemporada, o volante ostenta um desempenho de destaque na Seleção Brasileira Sub-17.

Convocado constantemente pelo técnico Dudu Patetuci, o Cria da Toca é o artilheiro geral de todas as categorias da Seleção, incluindo base, feminino e até o time de cima. Ele marcou seis gols em jogos amistosos e do Sul-Americano da categoria.

Curiosamente, o principal perseguidor de Eduardo Pape na estatística é Vini Jr., um dos goleadores da Copa do Mundo e principal estrela da Amarelinha na busca pelo hexacampeonato. O astro do Real Madrid tem cinco gols em sete partidas, mas terá a chance de passar à frente nesta segunda-feira (29), diante do Japão, às 14h (de Brasília), em jogo da segunda fase da Copa do Mundo.

Artilharia geral da Seleção Brasileira em 2026

  • Eduardo Pape (sub-17) - seis gols
  • Vini Jr. (principal) - cinco gols
  • Clarinha (feminina sub-20) - cinco gols

Eduardo Pape foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-17 na última quinta-feira (24), mas não poderá ampliar a marcar. Isso porque o período será de treinos na Granja Comary, sem amistosos previstos.

Eduardo Pape celebra gol marcado pela Seleção Brasileira • Nelson Terme / CBF
Eduardo Pape celebra gol marcado pela Seleção Brasileira • Nelson Terme / CBF

Quem é Eduardo Pape

Eduardo Pape é o grande nome da base do Cruzeiro atualmente. Com apenas 17 anos, o volante foi protagonista na conquista da Copinha e já vem sendo titular na equipe sub-20. Mais do que isso, é constantemente convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 e foi destaque no Sul-Americano da categoria.

Considerado um meio-campista moderno, Pape é de Maravilha-SC e nasceu no dia 20 de março de 2009. Seu contrato com o Cruzeiro vai até janeiro de 2029.

Eduardo Pape em ação pelo Cruzeiro • Igor Garcia/Cruzeiro
Eduardo Pape em ação pelo Cruzeiro • Igor Garcia/Cruzeiro
Por

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais