O clássico entre
Os heróis, claro, são eternizados. Esse é o caso de Airton, responsável por dar o triunfo à Raposa no “clássico dos 100 anos”, em 2021, pelo Campeonato Mineiro, no Mineirão.
Um gol solitário do atacante garantiu o resultado positivo ao time celeste, que chegou ao duelo desacreditado. Afinal, estava na Série B do Campeonato Brasileiro e tinha do outro lado um rival em grande momento, com elenco recheado.
‘Semana de clássico é sempre diferente’
Em entrevista à Itatiaia, Airton revelou bastidores da vitória cruzeirense. Segundo o atacante, o clube fez um processo de ambientação do clássico durante a semana, a fim de conscientizar e motivar o elenco.
“Semana de clássico é sempre diferente. Eu lembro que, naquela semana, o pessoal da comissão e da diretoria passaram alguns vídeos relembrando a história do clássico, a importância deles para a torcida, para os jogadores terem o conhecimento sobre a história do clássico”, contou Airton.
“Foi uma semana de muito trabalho e muito foco. A gente estudou bastante o time do Atlético. Eles estavam com um elenco super competitivo, mas com a força do nosso elenco, conseguimos sair vitoriosos”, agregou.
À época, havia, por parte de torcedores, a expectativa de uma goleada do Atlético sobre o Cruzeiro. De acordo com Airton, isso foi um combustível a mais.
“A gente estava desacreditado pelo investimento do Atlético e a fase do Cruzeiro. Isso serviu de motivação para a gente conseguir sair vitorioso naquele momento. Os torcedores ficaram com a expectativa de que o Atlético iria golear a gente, mas dentro de campo a gente sabe que é diferente”, completou.
O gol
O gol da vitória do Cruzeiro saiu aos 16 minutos do segundo tempo. Airton recebeu passe de Rafael Sobis e finalizou com maestria para vencer o goleiro Everson.
“Aquilo foi uma jogada treinada. O nosso técnico Felipe Conceição trabalhava essa jogada. Foi muito legal, uma coisa que a gente fazia nos treinos e conseguimos reproduzir no jogo. Foi uma coisa treinada que deu certo, não foi nada anormal. Uma jogada muito boa e eu consegui concluir bem”, relembrou.
Airton durante a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético em 2021
Airton
Airton passou pelo Cruzeiro entre 2020 e 2021, com seis gols em 57 gols. Atualmente, aos 26 anos, defende o Novorizontino-SP na Série B do Campeonato Brasileiro.