Ouvindo...

Em clássico 250 no Mineirão, Cruzeiro e Atlético decidem destino na Copa do Brasil

Com vantagem de dois gols, time celeste será mandante no duelo desta quinta-feira (11), às 19h30 (de Brasília) no Mineirão; Galo terá estreia de Sampaoli

Leonardo Jardim e Jorge Sampaoli, técnicos de Cruzeiro e Atlético

No confronto que marca o 250º clássico do Mineirão, Cruzeiro e Atlético entram em campo nesta quinta-feira (11) e decidem uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília), no Mineirão, com mando de campo celeste.

O time de Leonardo Jardim tem trunfos importantes para o compromisso. A equipe contará com o apoio de mais de 61 mil torcedores - torcida única - e também conta com vantagem construída no jogo de ida, na Arena MRV, onde venceu por 2 a 0.

O Galo, por sua vez, terá a reestreia do técnico argentino Jorge Sampaoli, escolhido para ser o substituto de Cuca. Logo na primeira missão, ele terá que dar cara nova à equipe que busca a “remontada” como visitante.

O classificado do clássico desta noite vai enfrentar o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. O Timão avançou contra o Athletico-PR com 3 a 0 no placar agregado.

Leia também

Cenários para a classificação

  • Para o Cruzeiro avançar diretamente: vitória, empate ou derrota por um gol de diferença;
  • Para o Atlético avançar diretamente: vitória por três ou mais gols de diferença;
  • Para decisão nos pênaltis: vitória do Atlético por dois gols de diferença.

Dúvida no Cruzeiro

Principal jogador do Cruzeiro na temporada, Kaio Jorge é dúvida para o duelo. Ele se recupera de lesão muscular na coxa sofrida na vitória do Brasil contra o Chile, na última quinta-feira (4). A definição sobre a presença ou ausência do jogador no clássico será definida momentos antes do apito inicial.

O meia Matheus Pereira e o atacante Wanderson, que sofreram com dores nos últimos dias, treinaram normalmente nos últimos dias e devem jogar.

No departamento médico

  • Fagner - o lateral-direito segue em recuperação de fratura na fíbula da perna direita.

Predestinado: ‘esperança’ em Gabigol

Caso Kaio Jorge não tenha condições de jogar, a torcida do Cruzeiro confia em um bom desempenho de Gabigol. “Predestinado”, o atacante tem bons números em jogos decisivos e foi algoz do Atlético na final da Copa do Brasil do ano passado, com dois gols no jogo de ida.

Em sua carreira, o camisa 9 fez nove gols em 23 partidas contra o Alvinegro.

Defesa é fortaleza

A defesa é um grande ponto de confiança dos cruzeirenses. Até o momento, em cinco jogos disputados, o time não sofreu gols na atual edição da Copa do Brasil.

Se repetir esse padrão, a equipe celeste eliminará o Atlético e se garantirá na próxima fase da Copa do Brasil, independentemente do desempenho ofensivo.

Fabrício Bruno durante a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético na Arena MRV

Mistério no Atlético

Recuperado de lesão, o zagueiro Lyanco ainda segue no processo de transição e segue como dúvida para o clássico. Caso retorne, ele formará dupla com o paraguaio Junior Alonso. Isso não acontece desde o jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, na vitória por 2 a 1 sobre o Godoy Cruz, em 14 de agosto.

No departamento médico

  • Renzo Saravia - o lateral-direito segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, ainda sem previsão de retorno
  • Patrick - o meio-campista está sob cuidados do departamento médico por lesão na coluna
  • Caio Maia - o atacante está em reta final da cirurgia no joelho, realizada no fim da temporada passada

Hulk como trunfo

Principal jogador do elenco, o atacante Hulk é o grande trunfo de Sampaoli no clássico. Cabe lembrar que o paraibano de 39 anos tem a Raposa como principal “vítima”, desde que chegou ao clube no início de 2021. Até o momento, ele fez nove gols no adversário desta quinta.

Além disso, o camisa 7 busca mais dois feitos na carreira. Caso balance a rede uma vez, ele seguirá isolado na artilharia do estádio (considerando o período pós-modernização), mas atingindo a casa dos 60 tentos. Neste cenário, Hulk também chegará a 14 gols marcados no torneio e deixará o ex-atacante Marques para trás, se juntando a Diego Tardelli e Gérson na segunda posição de goleadores do Alvinegro na competição.

Atualmente, o primeiro lugar deste quesito é ocupado por Guilherme Alves, que defendeu o Galo no final da década de 1990 e início dos anos 2000. Ele balançou as redes (pelo clube) em 16 oportunidades na Copa do Brasil.

Hulk comemora gol marcado diante do Cruzeiro, no Mineirão

Retrospecto no Mineirão

Além de ser o 250º clássico no Mineirão, o jogo desta quinta será o primeiro no estádio após o aniversário de 60 anos. No retrospecto, o time celeste leva a melhor.

  • 249 jogos
  • 88 vitórias do Cruzeiro
  • 80 vitórias do Atlético
  • 81 empates

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira. Wanderson e Gabigol (Kaio Jorge). Técnico: Leonardo Jardim.

Atlético

Everson; Gabriel Menino (Natanael); Lyanco (Vitor Hugo), Junior Alonso; Arana; Fausto Vera (Alan Franco), Alexander; Scarpa; Rony (Dudu), Tomás Cuello e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli

Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Data: 11 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Victor Hugo Imazu dos Santos
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira

Transmissão: Amazon Prime

A Itatiaia também transmite o duelo pelo 95,7FM, pelo 610AM, e pelos canais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.