A campanha vitoriosa na Copinha encheu o torcedor do
Um deles é o volante Eduardo Pape, que mesmo com apenas 16 anos jogou como um veterano no torneio sub-21, foi decisivo na semifinal e se credenciou como uma joia nacional.
Criança de uma pequena cidade no interior do Brasil, o jovem tem perfil trabalhador, ídolos, sonhos e uma vida baseada no futebol. A Itatiaia te conta agora quem é o diamante cruzeirense além das quatro linhas.
Paixão pelo futebol veio de berço
Eduardo Pape desenvolveu paixão pelo futebol antes mesmo de sonhar em ser profissional. Nascido na pequena São Miguel de Boa Vista-SC, com pouco mais de 1.700 habitantes, o volante aproveitou a tranquilidade da cidade para se divertir jogando pelas ruas.
Mais do que isso, foi influenciado pelo pai Evandro, a mãe Mari e o irmão Bernardo. A família sempre o acompanhava em jogos dos campeonatos da cidade.
Além de jogar, Pape também também se apaixonou por ver e acompanhar futebol. Diferentemente de uma criança normal, o Cria da Toca trocava desenhos animados por jogos pelo mundo na televisão.
Ídolos e estilo de jogo
Como todo fã do esporte, Pape desenvolveu idolatria por alguns jogadores. Um deles, claro, é a lenda Cristiano Ronaldo, pela história de vida e pelo perfil de dedicação ao trabalho.
Na posição, as referências também são fortes: Kevin De Bruyne, Sergio Busquets, Xavi, Andrés Iniesta.
A admiração não é à toa, já que a joia do Cruzeiro se destaca pela visão de jogo, qualidade no passe e posicionamento, fundamentos dominados por esses meias europeus.
Com 1,86 cm de muita elegância, Pape domina o meio-campo e é um verdadeiro organizador. Seja como 5 ou como 8, o jogador se destaca pela qualidade e pelos toques objetivos.
Sonhos altos que passam pelo Cruzeiro
Eduardo Pape chegou ao Cruzeiro com apenas 14 anos, vindo do Azuriz-PR, em janeiro de 2024. A distância da família foi a maior dificuldade no início, mas o jovem, que segue realizando sonhos, conseguiu trazê-los para Belo Horizonte.
Bem adaptado ao clube celeste, Pape mira muitas realizações pela frente. Pela Raposa, sua maior vontade é estrear pelo time principal. Depois, as conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro dominam as ambições do jogador.
Como todo jovem, jogar na Europa e na Seleção Brasileira também são grandes sonhos. O cruzeirense quer se consolidar como referência na posição e participar da Champions League e da Copa do Mundo.
O torcedor do Cruzeiro tem certeza de uma coisa: talento não falta. Eduardo Pape tem um mundo inteiro pela frente e, com o perfil trabalhador, quer levar a pacata São Miguel de Boa Vista-SC para as páginas dos maiores jornais esportivos de todo o planeta.
Pedro Junio ao lado de Eduardo Pape, joia do Cruzeiro