Cruzeiro deseja mandar o duelo com o Coritiba no Independência
Jogo do Campeonato Brasileiro está marcado para o dia 16 deste mês, no domingo, às 11h (de Brasília), em Belo Horizonte

O Cruzeiro solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que o jogo contra o Coritiba, no dia 16 de julho, às 11h, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, seja realizado no Independência e não mais no Mineirão. A mudança de estádio em Belo Horizonte se deve às melhores condições do gramado no Horto. A informação foi apurada pela Itatiaia.
A reportagem apurou que o Cruzeiro decidiu priorizar neste momento a qualidade do gramado, ainda que o Mineirão permita uma maior arrecadação devido à sua capacidade de público bastante superior.
Os jogadores do Cruzeiro elogiaram muito o gramado do Independência na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 24 de junho, pela 12ª rodada. Aquele foi o primeiro jogo no estádio desde a manutenção e o plantio da grama de inverno. Na ocasião, todos demonstraram preferência no Horto em relação ao Mineirão, que está com gramado danificado e cheio de remendos devido aos seguidos shows.
Partiu ainda dos jogadores e da comissão técnica o pedido para o Cruzeiro se fixar em Belo Horizonte e não atuar mais como mandante em outras cidades de Minas e de outros estados.
Em 2023, o Cruzeiro já foi mandante em cinco palcos: Mineirão, Independência, Parque do Sabiá (Uberlândia), Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e Kleber Andrade (Cariacica-ES).
No fim de junho, a Itatiaia já havia antecipado a possibilidade de o Cruzeiro usar mais o Independência, mesmo com o Mineirão disponível.
Até o fim do Brasileirão, o Cruzeiro terá mais 12 jogos como mandante. O próximo será justamente em 16 de julho, um domingo, às 11h, contra o Coritiba.
Os demais compromissos do time na Série A ainda terão datas confirmadas pela Confederação Brasileira de Futebol.
Cruzeiro tem boa média de gols no Independência
Outra estatística que chama a atenção é o fato de que o Cruzeiro ter média de dois gols marcados por jogo no Independência, pelo Brasileirão. No geral, o time celeste balançou as redes oito vezes em quatro jogos, enquanto sofreu apenas um.
Resultados no Independência
Como mandante no Horto, pelo Brasileirão, o Cruzeiro venceu o Grêmio (2ª rodada), o Santos (4ª rodada) e o São Paulo (12ª rodada). Além disso, como visitante, goleou o América, dono do estádio, na 6ª rodada.
Os jogos restantes do Cruzeiro como mandante no Brasileiro
-
*16/7 (domingo, 11h) - Cruzeiro x Coritiba (15ª rodada)
-
23/7 (domingo) - Cruzeiro x Goiás (16ª rodada)
-
2/8 (quarta-feira) - Cruzeiro x Botafogo (18ª rodada)
-
13/8 (domingo) - Cruzeiro x Corinthians (20ª rodada)
-
27/8 (domingo) - Cruzeiro x RB Bragantino (22ª rodada)
-
20/9 (quarta-feira) - Cruzeiro x América (25ª rodada)
-
8/10 (domingo) - Cruzeiro x Flamengo (27ª rodada)
-
22/10 (domingo) - Cruzeiro x Bahia (29ª rodada)
-
01/11 (quarta-feira) - Cruzeiro x Internacional (32ª rodada)
-
05/11 (domingo) - Cruzeiro x Vasco (33ª rodada)
-
26/11 (domingo) - Cruzeiro x Athletico-PR (36ª rodada)
-
3/12 (domingo) - Cruzeiro x Palmeiras (38ª rodada)
*Jogos que ainda terão data, horário e local confirmados pela CBF
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).

