Pezzolano x Coudet: técnicos buscam primeira vitória em clássicos no futebol brasileiro
Comandantes estrangeiros de Cruzeiro e Galo estarão frente a frente pelo Campeonato Mineiro

Na próxima segunda-feira, dia 13, Paulo Pezzolano e Eduardo Coudet se enfrentarão pela primeira vez na temporada, em clássico válido pela primeira fase do Campeonato Mineiro. E apesar de Cruzeiro e Atlético viverem cenários opostos até aqui em 2023, os dois treinadores possuem algumas características semelhantes.
Primeiro, ambos são estrangeiros. Pezzolano é nascido no Uruguai, enquanto Coudet é argentino. Em termos de personalidade, também se parecem. Os dois técnicos são bastante enérgicos e participativos à beira do campo, orientando e cobrando bastante raça e entrega dos seus jogadores.
Em termos táticos e de estilo de jogo, também possuem afinidades. Os treinadores gostam de um futebol ofensivo, de protagonismo, posse de bola, com marcação em linhas altas e bastante intensidade.
Além disso, Pezzolano e Coudet buscam quebrar um retrospecto incômodo em suas carreiras: ainda não venceram um clássico no futebol brasileiro.
Coudet está em sua segunda passagem no Brasil. Antes do Galo, treinou o Internacional por 11 meses, entre dezembro de 2019 e novembro de 2020. No colorado, disputou seis confrontos contra o Grêmio, com quatro derrotas e dois empates, incluindo jogos do Campeonato Gaúcho, da Copa Libertadores e do Brasileirão.
Apesar de não ter vencido "Grenais", Coudet fez um ótimo trabalho com o Internacional. Quando deixou o clube rumo ao Celta de Vigo, da Espanha, o Colorado era o vice-líder da Série A.
Já Pezzolano chegou ao Brasil no início de 2022 com a responsabilidade de levar o Cruzeiro de volta à elite no futebol nacional. Alcançou tal objetivo "com sobras", porém, não conseguiu triunfar em nenhum clássico regional desde que assumiu o clube celeste.
Foram quatros confrontos: dois contra o Atlético (ambos em 2022 pelo campeonato estadual) e dois contra o América (um na temporada passada, e outro neste ano, todos pelo Mineiro). Pezzolano perdeu as quatro partidas.
O clássico da próxima segunda-feira é uma ótima oportunidade para Coudet e Pezzolano quebrarem esse tabu. Além disso, vencer o principal rival é sempre algo positivo para a carreira de um treinador, que ganha moral com o time e com a torcida.
No caso do Cruzeiro, em especial, vencer o Galo é ainda uma resposta necessária que Pezzolano precisa dar nesta temporada, com uma reação imediata da Raposa no campeonato.
Nathália Fiuza é comentarista da Rádio Itatiaia e escreve diariamente aqui.
