Belo Horizonte
Itatiaia

Pela importância, o Atlético x América deste sábado merecia ser disputado em outra data

Clássico decisivo na hora errada era previsível oito dias antes da divulgação da tabela do Estadual

Por
Clássico decisivo na hora errada era previsível oito dias antes da divulgação da tabela do Estadual
Clássico decisivo na hora errada era previsível oito dias antes da divulgação da tabela do Estadual • Pedro Souza / Atlético

Em 7 de julho de ano passado a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou seu calendário para 2023 e já estava previsto que a segunda fase da Copa Libertadores teria como datas-base 22 de fevereiro e 1º de março.

No dia 13 de novembro do ano passado, com a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, em Itaquera, com um gol de pênalti do chileno Vargas, o Atlético terminou a Série A do Campeonato Brasileiro na sétima colocação e com isso já se sabia que disputaria as etapas preliminares da Libertadores entrando em campo em 22 de fevereiro e 1º de março.

Só em 21 de novembro foi divulgada a tabela básica do Módulo I do Campeonato Mineiro com o clássico entre Atlético e América na sétima rodada, com a partida sendo disputada em 25 ou 26 de fevereiro, exatamente entre os dois jogos do Galo pela segunda fase da Copa Libertadores.

Não era difícil se prever que o confronto entre atleticanos e americanos seria um dos mais importantes da primeira fase do Estadual pela força dos dois times, que integram a Série A do Campeonato Brasileiro.

Com seis das oito rodadas da etapa já disputadas, o confronto deste sábado, às 16h30, no Mineirão, se transformou no mais importante da fase classificatória, pois será fundamental para a definição do primeiro colocado geral, que carregará vantagens nas semifinais e decisão, caso chegue lá.

Essa vantagem significa jogar por vitória e derrota pela mesma diferença de gols ou dois empates, o que decidiu, por exemplo, o último Campeonato Mineiro que teve Atlético x América na final, com o Galo levantando a taça de 2021 após duas igualdades por 0 a 0.

Está longe do ideal que o Campeonato Mineiro tivesse o Atlético x América na sétima rodada. Para piorar a situação, a tabela da Copa do Brasil ainda colocou o Coelho estreando na competição na próxima terça-feira (28), contra o Tocantinópolis, no interior do Tocantins.

Com os dois clubes envolvidos em jogos decisivos por copas, a partida mais importante do Campeonato Mineiro na sua primeira fase é marcada por incertezas no que se refere às escalações dos dois lados, com ambos os treinadores pensando no futuro.

É mais um fato num Estadual que começou sem todos os jogos sendo disputados por causa de tapetão, que teve o clássico Cruzeiro x Atlético numa segunda-feira, à noite, no Independência, que tem gramados sendo questionados por Ronaldo nas redes sociais e que não conta com o Mineirão como palco principal.

Não é tranquilo e fácil fazer a tabela de uma competição principalmente com a nova fórmula adotada no Mineiro deste ano, e este é mais um fato negativo, pois ela é pior e mais injusta que a anterior. Mas o clássico Atlético x América deveria ter sido colocado em outra rodada.

Depois de a gente ter no ano passado a maior final entre todos os estaduais, com o Gigante da Pampulha dividido por atleticanos e cruzeirenses, numa grande festa, em 2023 o Módulo I caiu como produto. Mas isso pode ser revertido e clubes e Federação Mineira de Futebol (FMF) devem trabalhar por isso, para que a reta final da competição, principalmente se tiver o fator rivalidade em campo, salve o que até agora não tem um bom caminho.

Por

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro