Milito no Atlético: o documento de 34 páginas que 'convenceu' o argentino
Argentino chega ao clube alvinegro como sucessor de Felipão, desligado do cargo na última quarta-feira (20)

O Atlético preparou uma apresentação de seu projeto esportivo para "convencer" o técnico Gabriel Milito a assinar com o clube, documento citado por Sérgio Coelho em entrevista à Itatiaia. Neste domingo (24), o material se tornou público após "vazar" nas redes sociais. A veracidade foi confirmada pela reportagem.
História do Atlético
No início do material, é apresentada a história do Atlético. São destacados os títulos e os principais ídolos, como Reinaldo, Dadá, Éder, Victor, Ronaldinho e Hulk.
Estrutura física
Criação da SAF
O Atlético também fez a contextualização completa da criação da SAF alvinegra. O clube explicou a transformação e a divisão dos percentuais.
Além disso, foram traçados os objetivos, tais como equilíbrio financeiro, time protagonista e base reveladora.
Já no projeto a longo prazo, foi dito que o ano de 2024 será o de mudança de mentalidade e modelo de negócio. Em 2026, espera-se a quitação completa da dívida, para, em 2027, ampliar os investimentos no futebol.
Estafe
O treinador também contou com informações completas sobre o estafe do clube. O organograma é composto da seguinte maneira:
Também foram apresentados os grupos que compõe a comissão permanente do clube, além de todo o departamento do CIGA.
Modelo de jogo
Um ponto interessante defendido pelo Atlético no documento, foi o modelo de jogo. Traçado de acordo com as características do elenco, há, inclusive, valores inegociáveis.
O clube irá prezar por uma postura agressiva, preferência pela saída curta, foco no jogo vertical e na pressão pós-perda.
Convergências com Milito
Uma abordagem comparativa entre as características de Atlético e Milito também foi elaborada. Valores como raça, paixão, vibração e brigar por cada bola são algumas das convergências pontuadas entre ambos.
Foram feitas análises de dados, análise qualitativa (em 17 jogos) e análise de entrevistas concedidas pelo técnico, ao longo do processo de negociação.
Detalhes do elenco
Um dos principais pontos do documento é a apresentação do elenco atleticano. Foram listados 32 jogadores, sendo 28 de linha e quatro goleiros. O ponto que chamou a atenção é a indicação das saídas de Eduardo Vargas, Alan Kardec, Patrick e Pedrinho.
A cúpula destacou não só as possíveis saídas, mas também os reforços para a temporada. Além dos já anunciados Scarpa, Bernard e Palácios, está Robert Santos, do Athletic, com previsão de chagada para abril de 2024.
Atrativos
Por fim, os atrativos finais foram pontuados pelo Atlético. O documento ressalta a manutenção do elenco na transição de 2023 para 2024, além dos reforços pontuais e oportunidades para jogadores que subiram das categorias de base.
Três outros pilares foram apresentados: formação e scout, investimento sustentável e venda de ativos.
Chegada de Gabriel Milito
O Atlético anunciou, oficialmente, o substituto de Luiz Felipe Scolari: Gabriel Milito, ex-técnico do Argentino Juniors. O argentino deve estrear no comando alvinegro já às 16h30 (horário de Brasília) deste sábado (30), diante do Cruzeiro, na partida de ida da final do Campeonato Mineiro.
Milito conhecerá o elenco atleticano nesta segunda-feira (25), quando também fará a sua primeira atividade junto ao grupo, na Cidade do Galo. Após a semana completa de trabalho, o argentino poderá estar à beira do campo, na Arena MRV, diante da torcida atleticana.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).














