Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Lucas Gonçalves tem chance de ter primeira sequência no Atlético após cinco anos

Técnico interino tem a confiança da cúpula alvinegra enquanto clube busca novo treinador fixo

Lucas Gonçalves comanda o Atlético de forma interina desde a saída de Jorge Sampaoli

O técnico interino Lucas Gonçalves deve comandar o Atlético por pelo menos mais uma partida enquanto a diretoria intensifica a busca por um substituto definitivo para Jorge Sampaoli. O profissional da casa tem a confiança da cúpula alvinegra para conduzir o time neste momento de transição.

O próximo desafio será decisivo. O Galo enfrenta o América no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, neste domingo (22), às 18h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Assim como ocorreu na vitória sobre o Itabirito, no último sábado (14), Lucas deve estar à frente da equipe na área técnica.

Esta será a primeira sequência do treinador no comando do Atlético em cinco anos. A última oportunidade semelhante aconteceu entre fevereiro e março de 2021, período em que Sampaoli deixou o clube e o time foi posteriormente assumido por Cuca.

Internamente, a avaliação é de que a manutenção do interino neste momento garante estabilidade ao elenco enquanto o clube define o novo comandante. A diretoria trabalha nos bastidores para anunciar um nome nos próximos dias, mas, até lá, a missão de conduzir o Galo em busca de uma vaga na final estadual seguirá sob responsabilidade de Lucas Gonçalves.

Ao todo, Lucas Gonçalves soma seis vitórias e duas derrotas em oito jogos oficiais à frente do Atlético. Veja o histórico:

2021

  • 3 x 0 URT
  • 2 x 1 Tombense
  • 4 x 0 Uberlândia
  • 3 x 1 Patrocinense

2022

  • 1 x 2 Corinthians

2024

  • 1 x 0 Athletico-PR

2025

  • 0 x 1 Vitória

2026

  • 7 x 2 Itabirito
Leia também

Busca por um novo treinador

A Itatiaia apurou que o clube tem quatro nomes na “lista final” de possíveis opções para comandar a equipe. Destes, três são portugueses e um é argentino. O perfil de treinador estrangeiro agrada à cúpula atleticana.

A ideia da diretoria alvinegra é fechar com um novo treinador o mais rápido possível, pensando na sequência da temporada, mas, pela dificuldade de mercado, um acordo tão breve pode não ser possível.

Entre os nomes especulados no mercado, o português Artur Jorge foi procurado em dezembro de 2024 após a saída de Gabriel Milito, e agrada à diretoria, mas o alto custo para tirá-lo do Al-Rayyan, da Arábia Saudita, é um dificultador.

A Itatiaia apurou que o técnico Gustavo Costas, atualmente no Racing-ARG, foi oferecido ao Atlético. O treinador de 62 anos comandou a Academia nos títulos da Copa Sul-Americana conquistado sobre o Cruzeiro, em 2024, e também na Recopa Sul-Americana, em 2025, vencida sobre o Botafogo.

À frente do clube argentino pela terceira vez, Costas soma 181 jogos pelo Racing e 53,9% de aproveitamento.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Nascido e criado em Itabira, Pedro Abílio é jornalista formado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. É narrador esportivo desde 2012, quando começou na Rádio Itabira AM. Passou por Rádio Extra FM, Rádio Super Notícia e FM O Tempo. Especializado em narração poliesportiva com experiência em transmissões de diversas modalidades no rádio e no digital.

Ouvindo...