Ex-Atlético, Milito ganha manchetes com 2026 avassalador e atrai interesse de gigante

Treinador argentino soma seis vitórias consecutivas neste início de temporada

Gabriel Milito, ex-técnico do Atlético e atual treinador do Chivas Guadalajara

Ex-técnico do Atlético, Gabriel Milito vem se destacando neste início de 2026 à frente do Chivas Guadalajara, do México. O time venceu seis partidas consecutivas e é líder do Clausura do Campeonato Mexicano.

No Chivas desde maio de 2024, Milito conquistou a imprensa internacional com o grande desempenho no México. Na temporada passada, ele teve uma campanha regular na Leagues Cup, que também inclui clubes da Major League Soccer. Foi apenas uma vitória, um empate e uma derrota.

No Apertura do Campeonato Mexicano, Milito conduziu o Chivas à sexta colocação, com nove vitórias, dois empates e seis derrotas. A equipe caiu nas quartas de final para o Cruz Azul.

Porém, em 2026 Milito tem conseguido um ótimo desempenho, o que resultou em manchetes de vários jornais internacionais, como o Sport, da Catalunha, que publicou um texto com o seguinte título: “Gabriel Milito segue empilhando êxitos com o Chivas no México”. Já a matéria do 365Scores, da Espanha, diz: “Gabriel Milito faz história: Chivas conquista 6 vitórias consecutivas e voa alto no Clausura 2026”.

A imprensa argentina, por sua vez, apontou o interesse do Independiente-ARG em repatriar Milito. Ele esteve à frente do time heptacampeão da Libertadores em 2016 e teve um desempenho regular – oito vitórias, cinco empates e seis derrotas.

O jornal Récord, do México, entretanto, publicou que o técnico argentino assegurou que está focado na continuidade do trabalho em Guadalajara em uma reunião com o presidente do clube mexicano, Amaury Vergara.

A relação de Milito com o Independiente é de longa data. Ainda como jogador, ele foi formado nas categorias de base do clube e se tornou capitão da equipe. Foi campeão do Torneio Apertura de 2002, título que encerrou um jejum importante e reforçou seu status de ídolo.

O desemenho do então zagueiro chamou a atenção do futebol europeu, levando-o posteriormente ao Real Zaragoza-ESP e, depois, ao Barcelona-ESP. Mesmo após se consolidar na Europa, Milito manteve forte vínculo com o Independiente, retornando ao clube em 2011 para encerrar a carreira, embora as recorrentes lesões tenham limitado sua sequência nesse período final.

Leia também

Gabriel Milito no Atlético

Gabriel Milito, de 44 anos, foi contratado pelo Atlético em março de 2024 para substituir Luiz Felipe Scolari. O treinador argentino comandou o time em 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas.

No primeiro semestre, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro após superar o arquirrival Cruzeiro na final. Nas copas, além do vice-campeonato da Libertadores, ele levou o Galo ao segundo lugar na Copa do Brasil, competição em que foi derrotado pelo Flamengo nos dois jogos da final.

A campanha no Brasileirão foi abaixo da expectativa. Milito deixou o Atlético após a penúltima rodada, com o time na 14ª colocação, na briga contra o rebaixamento.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...