O atacante Dudu entrou neste sábado (19) com pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O camisa 92 foi
Enquanto aguarda a resposta do Tribunal, o Atlético se prepara para enfrentar o Palmeiras neste domingo (20), às 17h30 (de Brasília), pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A única possibilidade de Dudu atuar no Allianz Parque, em São Paulo, é em caso de uma resposta positiva a tempo do STJD.
A Itatiaia apurou neste sábado (19) que, internamente, o Atlético dá total suporte ao jogador e apoiou o pedido de efeito suspensivo junto ao Tribunal.
Interpretação do tribunal
A Procuradoria entendeu que o atacante cometeu infração prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem ética, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
“Não defendo que toda fala ofensiva seja criminalizada ou sancionada, mas não tenho dúvida que algumas falas e expressões ultrapassam o limite permitido pela nossa Constituição Federal e pelos tratados dos direitos humanos”, afirmou o Dr. Paulo Ceo, presidente da sessão.
Relembre o caso
O conflito entre Dudu e Leila ganhou força ainda no meio do ano passado, quando o jogador chegou a ser anunciado como reforço do Cruzeiro, mas voltou atrás. Na ocasião, a presidente do Palmeiras pediu para que o atacante cumprisse com sua palavra e honrasse o acordo com o time celeste.
As rusgas retornaram em novembro, quando Dudu exaltou o ex-presidente Maurício Galiotte, antecessor de Leila. Ao término do Brasileirão de 2024, Dudu e Palmeiras assinaram a rescisão de contrato.
Já em janeiro, a presidente voltou a falar de Dudu ao afirmar que o atacante “saiu pela porta dos fundos”. Poucas horas depois,