Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Cuca lamenta saída do Atlético e manda recado aos torcedores: ‘Sensação ruim’

Alvinegro oficializou a saída do treinador nesta sexta-feira (29) e agora vai ao mercado em busca de novo nome

Cuca não é mais treinador do Atlético

O ciclo de Cuca no Atlético chegou oficialmente ao fim nesta sexta-feira (29). Dois dias após a derrota para o Cruzeiro por 2 a 0, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, o clube anunciou a saída do treinador em publicação nas redes sociais.

No comunicado, o técnico deixou suas primeiras palavras de despedida, reconhecendo os resultados abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro, mas reforçando o carinho pelo Galo.

“Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta”, afirmou Cuca, que estava em sua quarta passagem pelo clube e tinha contrato até o fim de 2026.

Apesar da saída precoce, o treinador destacou a entrega do elenco e agradeceu a todos que trabalharam ao seu lado. “Agradeço a todos os jogadores pela luta, entrega e parceria que tiveram comigo, sem restrições! Agradeço à comissão técnica e a todo o staff. Obrigado ao Carlos Alberto, Pedro, Victor e Bracks. À diretoria, meu muito obrigado pela confiança”, completou.

Mensagem aos torcedores

O agora ex-comandante também fez questão de enviar uma mensagem especial aos torcedores, ressaltando que seguirá na torcida pelo clube.

“Aos torcedores, categoria em que me incluo, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. Tinha muita expectativa na Copa Sul-Americana. Minha alegria era fazê-los felizes. Nada apaga tudo o que fizemos juntos. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família. Muito obrigado a todos!”

Leia a mensagem de Cuca na íntegra

“Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta. Agradeço a todos os jogadores pela luta, entrega e parceria que tiveram comigo, sem restrições! Agradeço à comissão técnica e a todo o Staf. Obrigado ao Carlos Alberto, Pedro, Victor e Bracks.

À diretoria, meu muito obrigado pela confiança. Aos torcedores, categoria em que me incluo, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. Tinha muita expectativa na Copa Sul-Americana. Minha alegria era fazê-los felizes. Nada apaga tudo o que fizemos juntos. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família. Muito obrigado a todos!”.

Quarta passagem chega ao fim

Anunciado em dezembro de 2024, Cuca conduziu o Atlético em 45 partidas, somando 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Nesta passagem, conquistou o Campeonato Mineiro, mas não conseguiu embalar no Brasileirão, além de sofrer derrotas duras nas copas.

Apesar da saída, o Galo segue vivo na Sul-Americana e ainda disputará o jogo de volta contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. A diretoria já iniciou a busca por um novo treinador e pretende definir o substituto nos próximos dias.

Passagens anteriores

Cuca soma outras três passagens pelo Atlético. Nas duas primeiras, o comandante acumulou bons números. Entre 2011 e 2013, ele terminou com títulos importantes, como a Copa Libertadores (2013) e os Campeonatos Mineiros (2012 e 2013), além do vice no Campeonato Brasileiro de 2012.

A segunda passagem, em 2021, também foi de sucesso em relação aos títulos. O treinador levou o Alvinegro ao título do Campeonato Mineiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e do Campeonato Brasileiro (2021), colocando fim a um jejum de 50 anos.

Já na última delas, em 2022, o comandante não conseguiu repetir os feitos históricos. Ao todo, foram 21 jogos, sete vitórias, sete empates e sete derrotas (41,17% de aproveitamento). Ele deixou o cargo em novembro daquele ano e foi sucedido por Eduardo Coudet, que assumiu o time em 2023.

O próximo compromisso da equipe será neste domingo (31), às 18h30 (de Brasília), contra o Vitória, em Salvador, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.