O
Atlético oficializou, nesta sext-feira (29), a saída do técnico Cuca. Com o rompimento, o clube muda de treinador durante a temporada pelo quarto ano consecutivo.
A última vez que o Alvinegro manteve um mesmo comandante no decorrer da temporada foi em 2021. Na ocasião, o treinador que esteve à frente da equipe era Cuca. Vale destacar que Lucas Gonçalves dirigiu o time nas quatro primeiras partidas daquele ano, pelo Campeonato Mineiro, como interino.
Naquela temporada, o Galo faturou a Tríplice Coroa ao conquistar o
Campeonato Brasileiro,
Copa do Brasil e
Campeonato Mineiro. Ao fim do ano, o próprio Cuca pediu demissão do Alvinegro com a alegação de problemas pessoais.
Desde então, o Atlético coleciona seis mudanças no comando técnico da equipe - contando a recente saída de Cuca. Antonio Mohamed e Cuca comandaram o time em 2022, e Eduardo Coudet e Felipão dirigiram o Galo em 2023. No ano seguinte, Luiz Felipe Scolari iniciou a temporada à frente do Galo
até ser substituído por Gabriel Milito.
No fim de 2024,
o argentino foi demitido pelo Atlético após os vices da Copa do Brasil, para o
Flamengo, e o da
Libertadores, para o
Botafogo. Sob risco de rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro, o time alvinegro foi comandado por Lucas Gonçalves, de maneira interina, no jogo contra o Athletico-PR.
Na ocasião, o Galo triunfou sobre o Furacão, por 1 a 0, e se salvou da segunda queda para a Série B de sua história.
Neste ano, a diretoria alvinegra repetiu o roteiro de anos anteriores e
contratou Cuca novamente.
Cuca pelo Atlético na temporada 2025
Ao todo, o treinador dirigiu a equipe em 45 jogos nesta temporada - com 22 vitórias, 11 empates, 12 derrotas, 64 gols marcados e 39 sofridos. O treinador fez parte do grupo campeão mineiro sobre o
América no começo do ano.
Atualmente, o Galo está nas quartas de final da
Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Bolívar-BOL, nas quartas de final da Copa do Brasil, onde enfrenta o Cruzeiro, e na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos somados em 19 jogos.
Pela Copa do Brasil,
o Alvinegro foi derrotado pelo Cruzeiro, por 2 a 0, em duelo de ida, disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (27). O jogo da volta será realizado no dia 11 de setembro, quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
O classificado encara
Corinthians ou
Athletico-PR na próxima fase da competição nacional.