Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético trabalha para retorno de Tomás Cuello ainda em 2025; saiba detalhes

Atacante se recupera de fratura da fíbula associada à ruptura de ligamentos do joelho esquerdo

Tomás Cuello, atacante do Atlético, em corrida no gramado da Cidade do Galo

O Atlético trabalha para ter o atacante Tomás Cuello de volta ainda em 2025. Depois de 63 dias da cirurgia para a recuperação de uma fratura da fíbula associada à ruptura de ligamentos do joelho esquerdo, o jogador de 25 anos já corre no campo e começa a trabalhar com bola na Cidade do Galo.

Rodrigo Lasmar, médico do Atlético, contou em entrevista à Itatiaia nesta segunda-feira (24), que seu departamento trabalha para que Cuello retorne ainda neste ano.

“Nós estamos trabalhando forte. Quem sabe, de repente, nessa sequência final, ainda ter o reforço do Cuello. Estamos lutando por uma vaga na Libertadores e vamos fazer todo o possível para tentar recuperá-lo”, disse Lasmar.

O médico destacou a evolução medicinal ao detalhar sobre a recuperação do jogador do Atlético. Segundo Lasmar, há uma década, esse tipo de lesão levaria seis meses para sarar.

“Precisaria ficar muito tempo imobilizado, engessado, a musculatura toda se perderia até conseguir voltar. Em dois meses ele está no campo correndo e começando a trabalhar com bola”, detalhou.

Restam quatro partidas para o fim da temporada do Atlético. Cuello teria que se recuperar até o dia 7 de dezembro, quando o Galo entra em campo pela última vez no ano. Veja a sequência:

  • 25/11 (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília): Atlético x Flamengo na Arena MRV, em Belo Horizonte — 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • 30/11 (domingo), às 18h30 (horário de Brasília): Fortaleza x Atlético na Arena Castelão, em Fortaleza — 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • 03/12 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília): Atlético x Palmeiras na Arena MRV, em Belo Horizonte — 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • 07/12 (domingo), às 16h (horário de Brasília): Atlético x Vasco na Arena MRV, em Belo Horizonte — 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Lesão de Cuello

O camisa 28 se lesionou durante o confronto de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, contra o Bolívar. Em disputa de bola na lateral de campo, no estádio Hernando Siles, em La Paz, ele pisou errado e acabou se lesionando; o atacante precisou ser substituído e foi encaminhado para um hospital local.

Destaque do time, Cuello disputou 40 partidas pelo Atlético em 2025, marcou seis gols e deu seis assistências.

Departamento médico do Atlético

  • O zagueiro Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo.
  • O atacante Caio Maia: ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito.
  • O atacante Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.
  • O atacante Tomás Cuello: fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo.

Reavaliação médica

O lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meia Alan Franco e o atacante Rony, que sentiram desconforto na final da Copa Sul-Americana, no último sábado (22), passam por reavaliação médica nesta segunda-feira para saber se estarão à disposição do técnico Jorge Sampaoli contra o Flamengo.

Leia também

“Milagre” para a Libertadores 2026

O Alvinegro precisa de um “milagre” para se classificar para a Libertadores de 2026. Sob o ponto de vista menos complexo, o Atlético precisaria vencer todos os seus quatro compromissos restantes (contra Flamengo, Fortaleza, Palmeiras e Vasco), torcer para que o Fluminense não pontue na reta final e que os demais concorrentes pela vaga não cheguem aos 56 pontos.

Nesse sentido, o Galo seria sétimo colocado, com 56 pontos, contra 55 do Tricolor das Laranjeiras. Vale lembrar que o atual G6 do Brasileirão, inevitavelmente, vai virar G7, já que Flamengo e Palmeiras se enfrentam na final da Libertadores 2025, no próximo sábado (29), em Lima, no Peru.

Se isso não ocorrer, o Galo terá que torcer para que o inevitável G7 se transforme em G8. Portanto, Cruzeiro ou Fluminense precisariam se sagrar campeões da Copa do Brasil 2025. Ambos estão na semifinal da competição nacional e enfrentam Corinthians e Vasco, respectivamente.

De acordo com os números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Atlético se classificar à próxima edição da Libertadores é de 0,034%.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.

Ouvindo...