O Atlético trabalha para ter o atacante Tomás Cuello de volta ainda em 2025. Depois de 63 dias da cirurgia para a recuperação de uma fratura da fíbula associada à ruptura de ligamentos do joelho esquerdo, o jogador de 25 anos já corre no campo e começa a trabalhar com bola na Cidade do Galo.
Rodrigo Lasmar, médico do Atlético, contou em entrevista à Itatiaia nesta segunda-feira (24), que seu departamento trabalha para que Cuello retorne ainda neste ano.
“Nós estamos trabalhando forte. Quem sabe, de repente, nessa sequência final, ainda ter o reforço do Cuello. Estamos lutando por uma vaga na Libertadores e vamos fazer todo o possível para tentar recuperá-lo”, disse Lasmar.
O médico destacou a evolução medicinal ao detalhar sobre a recuperação do jogador do Atlético. Segundo Lasmar, há uma década, esse tipo de lesão levaria seis meses para sarar.
“Precisaria ficar muito tempo imobilizado, engessado, a musculatura toda se perderia até conseguir voltar. Em dois meses ele está no campo correndo e começando a trabalhar com bola”, detalhou.
Restam quatro partidas para o fim da temporada do Atlético. Cuello teria que se recuperar até o dia 7 de dezembro, quando o Galo entra em campo pela última vez no ano. Veja a sequência:
- 25/11 (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília): Atlético x Flamengo na Arena MRV, em Belo Horizonte — 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
- 30/11 (domingo), às 18h30 (horário de Brasília): Fortaleza x Atlético na Arena Castelão, em Fortaleza — 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
- 03/12 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília): Atlético x Palmeiras na Arena MRV, em Belo Horizonte — 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
- 07/12 (domingo), às 16h (horário de Brasília): Atlético x Vasco na Arena MRV, em Belo Horizonte — 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Lesão de Cuello
Destaque do time, Cuello disputou 40 partidas pelo Atlético em 2025, marcou seis gols e deu seis assistências.
Departamento médico do Atlético
- O zagueiro Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo.
- O atacante Caio Maia: ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito.
- O atacante Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.
- O atacante Tomás Cuello: fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo.
Reavaliação médica
O lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meia Alan Franco e o atacante Rony, que sentiram desconforto na final da Copa Sul-Americana, no último sábado (22), passam por reavaliação médica nesta segunda-feira para saber se estarão à disposição do técnico Jorge Sampaoli contra o Flamengo.
“Milagre” para a Libertadores 2026
O Alvinegro
Nesse sentido, o Galo seria sétimo colocado, com 56 pontos, contra 55 do Tricolor das Laranjeiras. Vale lembrar que o atual G6 do Brasileirão, inevitavelmente, vai virar G7, já que Flamengo e Palmeiras se enfrentam na final da Libertadores 2025, no próximo sábado (29), em Lima, no Peru.
Se isso não ocorrer, o Galo terá que torcer para que o inevitável G7 se transforme em G8. Portanto, Cruzeiro ou Fluminense precisariam se sagrar campeões da Copa do Brasil 2025. Ambos estão na semifinal da competição nacional e enfrentam Corinthians e Vasco, respectivamente.
De acordo com os números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Atlético se classificar à próxima edição da Libertadores é de 0,034%.