Atlético nunca perdeu para venezuelanos na história; veja retrospecto
Galo já aplicou goleadas sobre equipes do mesmo país do Carabobo, adversário na estreia da Copa Libertadores

Carregando amplo favoritismo para o confronto com o Carabobo, pela segunda fase da Copa Libertadores, o Atlético entra em campo às 21h30 nesta quarta-feira (22) com a missão de manter um ótimo retrospecto contra times venezuelanos.
Em toda a história, o Galo nunca foi derrotado por times do país sul-americano. Ao todo, são oito partidas e sete vitórias. A única vez que o alvinegro não conseguiu o triunfo foi na última edição da competição continental, quando empatou em 1 a 1 com o Deportivo La Guaira em Caracas, mesma cidade do jogo desta quarta.
A história contra os venezuelanos começou em 1995, pelas quartas de final da Copa Conmebol. Na ocasião, o time comandado por Procópio Cardozo fez 10 a 0 sobre o Mineros Guayana no placar agregado do confronto, vencendo por 6 a 0 no Mineirão e 4 a 0 fora de casa.
Nesta campanha, o Atlético ainda chegaria até a final do torneio internacional. Mesmo com a vitória por 4 a 0 sobre o Rosário Central no Mineirão, o Galo foi derrotado pelo mesmo placar na argentina e perdeu o título na disputa de pênaltis. Curiosamente, Eduardo Coudet era jogador do time de Rosário.
A partir de então, todos os outros jogos contra venezuelanos foram pela Copa Libertadores. O Zamora é o time do país que mais enfrentou o alvinegro, já que os dois clubes caíram no mesmo grupo em 2014 e 2019.
Veja todos os jogos do Atlético contra venezuelanos:
-
14/11/1995 - Atlético 6 x 0 Mineros de Guayana - Mineirão - Quartas de final da Copa Conmebol
-
21/11/1995 - Mineros de Guayana 0 x 4 Atlético - Puerto Ordaz, Venezuela - Quartas de final da Copa Conmebol
-
11/02/2014 - Zamora 0 x 1 Atlético - Barinas, Venezuela - Fase de grupos da Copa Libertadores
-
10/04/2014 - Atlético 1 x 0 Zamora - Independência - Fase de grupos da Copa Libertadores
-
03/04/2019 - Atlético 3 x 2 Zamora - Mineirão - Fase de grupos da Copa Libertadores
-
07/05/2019 - Zamora 1 x 2 Atlético - Barinas, Venezuela - Fase de grupos da Copa Libertadores
-
21/04/2021 - La Guaira 1 x 1 Atlético - Caracas, Venezuela - Fase de grupos da Copa Libertadores
-
25/05/2021 - Atlético 4 x 0 La Guaira - Mineirão - Fase de grupos da Copa Libertadores
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
