Atlético 'inicia' 14ª Libertadores nesta segunda; relembre campanhas
Campeão em 2013, o Galo conhecerá os adversários da edição 2024 na noite desta segunda-feira

O Atlético começa a respirar a Copa Libertadores nesta segunda-feira (18). A partir das 20h (de Brasília), acontecerá o sorteio da fase de grupos do torneio de clubes mais importante da América do Sul. Campeão da edição de 2013, o Alvinegro disputará pela 14ª vez a competição.
O sorteio acontecerá na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Com a configuração dos potes, é possível afirmar que o Atlético estará no mesmo grupo de River Plate (Argentina), Peñarol (Uruguai) ou LDU (Equador), que são os três únicos times cabeças-de-chave (pote 1) que não são clubes brasileiros. Como é integrante do pote 2, o Galo irá estrear fora de casa. A ordem será: fora, casa, casa, fora, fora e casa.
Campanhas do Atlético na Libertadores
| Ano | Posição | Jogos |
| 1972 | 14º lugar | 6 |
| 1978 | 5º lugar | 10 |
| 1981 | 8º lugar | 7 |
| 2000 | 7º lugar | 10 |
| 2013 | CAMPEÃO | 14 |
| 2014 | 12º lugar | 8 |
| 2015 | 15º lugar | 8 |
| 2016 | 6º lugar | 10 |
| 2017 | 12º lugar | 8 |
| 2019 | Fase de grupos | 10 |
| 2021 | 3º lugar | 12 |
| 2022 | 8º lugar | 10 |
| 2023 | Oitavas de final | 12 |
| TOTAL | ————— | 125 partidas |
Como funciona o sorteio?
As 32 equipes foram dividias em quatro potes, com oito times cada. Aqueles que já estavam previamente classificados para a fase de grupos foram posicionados nos potes conforme ranking da Conmebol, com os oito melhores no pote 1, incluindo o atual campeão Fluminense. Por outro lado, todas as equipes que vieram da fase preliminar estarão obrigatoriamente no pote 4.
Pelas regras da competição, times do mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos, mas existe uma exceção. Clubes classificados pela fase preliminar podem cair em qualquer grupo, e dessa forma, o Botafogo pode enfrentar um time brasileiro, já que vem do pote 4.
Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo estão no pote 1 do sorteio. O Atlético está no pote 2 e o Botafogo está no pote 4.
Regulamento da Libertadores
Todos os grupos terão quatro equipes e sistema de disputa de pontos corridos, em turno e returno, totalizando seis rodadas. Os dois melhores times de cada chave avançam às oitavas de final.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).



