Belo Horizonte
Itatiaia

Atlético colhe frutos por investimentos na base, e reflexo está nos convocados em 2026

Clube teve 13 atletas com idades de categorias de base convocados nesta temporada

Por
Equipe Sub-17 do Atlético teve cinco convocados para a Seleção Brasileira • Daniela Veiga /Atlético

"Dor de cabeça" num passado recente, as categorias de base aos poucos vão se tornando case de sucesso para o Atlético. Além dos resultados dentro das quatro linhas, disputando decisões nas principais competições, o investimento milionário nos jovens é refletivo também no número de convocações nesta temporada.

Na tarde dessa quinta-feira (25), o clube anunciou mais cinco atletas chamados para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira: o lateral Samuel Rodrigues, os meio-campistas Gomide e Vinicius, e os atacantes Riquelme e Gabriel Veneno estarão na Granja Comary entre 5 e 12 de julho, com a equipe Sub-17.

Só em 2026, foram doze jogadores lembrados para vestirem a "Amarelinha", em diferentes categorias. Além deles, Mamady Cissé, que se tornou peça importante no "time de cima" comandado por Eduardo Domínguez, também integra a lista. Nascido em 2007, o meio-campista foi convocado para a seleção principal de Guiné, comandada por Paulo Duarte.

Novo prédio da base

Comandada pelo gerente-geral, Luiz Carlos de Azevedo, a base atleticana em breve terá um novo prédio. Com obras em andamento, um novo prédio estará à disposição dos "crias" nos próximos meses.

Com investimento de R$ 10 milhões, o espaço foi projetado para centralizar e ampliar setores fundamentais para o desenvolvimento dos jovens atletas, oferecendo melhores condições de trabalho para profissionais e mais suporte jovens talentos.

Quando concluído, o edifício contará com três pavimentos e reunirá áreas médicas, de performance, recuperação física, nutrição, fisiologia, fisioterapia e odontologia, além de setores administrativos, salas para comissões técnicas, reuniões e departamento de scout.

Novo prédio das categorias de base na Cidade do Galo • Atlético/Divulgação
Novo prédio das categorias de base na Cidade do Galo • Atlético/Divulgação

Convocados do Galo em 2026 (idade de base)

  • Cissé - 2007 (Guiné principal)
  • Vitão - 2008 (Seleção Brasileira)
  • Pascini - 2008 (Seleção Brasileira)
  • Samuel - 2009 (Seleção Brasileira)
  • Riquelme - 2009 (Seleção Brasileira)
  • Vinicius - 2009 (Seleção Brasileira)
  • Alex - 2009 (Seleção Brasileira)
  • Veneno - 2009 (Seleção Brasileira)
  • Gomide - 2009 (Seleção Brasileira)
  • Enzo Estevão - 2010 (Seleção Brasileira)
  • Pedrinho - 2010 (Seleção Brasileira)
  • Kevin - 2010 (Seleção Brasileira)
  • Vitão - 2011 (Seleção Brasileira)
Por

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais