Belo Horizonte
Itatiaia

Final entre América e Atlético é tira-teima no século; relembre decisões

Galo levou a melhor em 2021 e 2012; Coelho ficou com o título em 2001 e 2016

Por
Atlético e América empataram em 1 a 1 no primeiro encontro de 2023
Atlético e América empataram em 1 a 1 no primeiro encontro de 2023 • Mourão Panda/América

Finalistas do Campeonato Mineiro em 2023, América e Atlético já se enfrentaram diretamente na decisão do Estadual outras quatro vezes neste século. Os encontros anteriores apontam equilíbrio entre os rivais. Cada um ficou com o título em duas oportunidades nos duelos desde 2001.

Mandante da segunda partida e dono da vantagem de jogar por dois empates, ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, o Galo ficou com o título em 2012 e 2021. Caso conquiste a taça novamente, o Alvinegro garante o tetracampeonato consecutivo, o que não acontece desde a década de 1980.

Invicto nesta temporada, o América conseguiu superar o Atlético em 2001 e 2016. Na última oportunidade, o Coelho inverteu a vantagem jogando no Independência e conseguiu o empate necessário no Mineirão.

América primeiro campeão do século

No primeiro Campeonato Mineiro do século, o América levou a melhor sobre o Atlético em uma decisão movimentada. Na primeira partida, o Coelho conseguiu uma goleada por 4 a 1. Os gols foram marcados por Wellington Paulo, Tucho e Rodrigo (2). Gilberto Silva marcou o gol de honra do Alvinegro no Mineirão.

Após a derrota contundente, o Galo precisava de uma vitória por três gols de diferença para levar a decisão para a disputa de pênaltis. O time comandado por José Maria Pena até conseguiu marcar os três tentos, com Guilherme, Gilberto Silva e Lincoln.

Quando parecia que o título seria disputado nas penalidades, Alessandro balançou as redes para o Coelho e garantiu o título para o América.

Atlético dá o troco sobre o América

Se remontando após campanhas ruins nas edições anteriores do Campeonato Brasileiro, o Atlético conseguiu a melhor campanha da primeira fase do Mineiro em 2012. A primeira partida da final, disputada no Independência, terminou empatada em 1 a 1, com gols marcados por André e Bruno Meneghuel.

Mesmo com a vantagem de precisar de apenas outras igualdade no jogo de volta para ficar com o título, o Galo se impôs e conseguiu uma vitória folgada por 3 a 0. Serginho abriu o placar e Bernard balançou as redes duas vezes para o Alvinegro no Horto.

O título do Campeonato Mineiro foi importante para dar confiança para Cuca no comando do Atlético. No mesmo ano, o time ainda seria vice-campeão do Brasileirão, antes de conquistar a Copa Libertadores no ano seguinte.

Último título do América

Quarto colocado na primeira fase do Campeonato Mineiro em 2016, o América eliminou o favorito Cruzeiro para chegar até a decisão do torneio. No primeiro jogo contra o Atlético, o Coelho conseguiu a vitória por 2 a 1, com dois gols marcados por Danilo Barcelos.

Assim como aponta o cenário atual, o Galo tinha a vantagem de ser campeão com vitória e derrota pelo mesmo número de gols. Para o jogo de volta, no Mineirão, o técnico Diego Aguirre poupou alguns titulares pensando na Copa Libertadores.

Mesmo assim, o Atlético conseguiu balançar as redes com Clayton e ia ficando com o troféu. No entanto, para a felicidade do torcedor do América, surgiria ali um herói do título. Autor dos dois gols da primeira partida, Danilo Barcelos aproveitou jogada de Borges e marcou o tento que deu ao Coelho o último título estadual do clube.

Vantagem fez a diferença para o Atlético

O último encontro entre Atlético e América na final do Campeonato Mineiro teve menos emoções em relação aos confrontos anteriores. Carregando a vantagem de ser campeão em caso de dois empates, o Galo conseguiu segurar a igualdade em 0 a 0 nas duas partidas da decisão para ficar com o título.

O Coelho teve a chance de abrir o placar com Rodolfo. No início do segundo tempo, o atacante perdeu um pênalti que poderia ser decisivo para a conquista.

Na ocasião, o América também reclamou de uma outra possível penalidade, não assinalada pela arbitragem.

Por

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.