O técnico Cuca, do
O treinador alvinegro se sensibilizou ao escutar uma reportagem exibida no programa Itatiaia Agora, do jornalista e apresentador William Travassos. Entenda o caso ao fim da matéria.
Ao receber a nova cama, Jonathan gravou um vídeo de agradecimento à doação feita por Cuca.
“Oi, Cuca, tudo bem cara? A Neila chegou aqui com a cama, chique demais. Eu nem esperava isso tudo. ‘Camona’ reforçada agora. Agora ela não vai desmontar comigo mais não”, iniciou.
“Obrigado, de coração. Que Deus abençoe você e sua família. Muita gratidão. Eu não tenho nem palavras. Obrigado mesmo, um grande abraço. Vamos pra cima com o ‘Galão’ lá”, finalizou Jonathan.
Entenda o caso
Na sexta-feira (1º), o técnico do Atlético, Cuca, protagonizou um gesto de solidariedade. Sensibilizado com uma reportagem do jornalista e apresentador William Travassos, exibida durante o programa Itatiaia Agora, o treinador decidiu doar uma cama com acessibilidade para Jonathan, um homem tetraplégico que enfrenta sérias dificuldades em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Jonathan ficou tetraplégico após mergulhar em uma piscina e fraturar o pescoço, em um acidente ocorrido em 2017. Antes disso, ele trabalhava como motorista. Atualmente, com mais de 150 kg, ele enfrenta limitações severas: a cama onde passa a maior parte do tempo não suporta seu peso — o equipamento atual tem capacidade máxima de 120 kg.
Ao voltar para casa após o treino do Atlético nesta manhã, Cuca ouviu a história de Jonathan no rádio e se comoveu. Durante a transmissão, ligou ao vivo para a Itatiaia e fez questão de anunciar a doação.
Jonathan, homem de Contagem que sensibilizou Cuca, técnico do Atlético
“Quero doar a cama para esse rapaz. Que isso sirva de exemplo para todos que podem ajudar o próximo. Esse programa faz muito bem à comunidade. Podem sempre contar comigo para iniciativas que promovam o bem-estar da população”, declarou o treinador.
A situação de Jonathan é delicada. Há cinco anos, ele aguarda na fila por uma cirurgia bariátrica na Santa Casa. Segundo ele, no início da lesão ainda conseguia sair de casa, mas o aumento de peso agravou seu quadro.
“No começo eu ainda conseguia sair, mas fui ganhando muito peso. Estou há cinco anos sem sair de casa. De vez em quando ia ao médico, mas nos últimos dois anos nem isso”, relatou.
A reportagem da Itatiaia tentou contato com o Centro de Atendimento Médico e com a Prefeitura de Contagem, mas até o fim do programa não obteve retorno.
Cuca no Atlético
Cuca é considerado por muitos o maior treinador da história do Atlético. Em quatro passagens pelo clube mineiro, o treinador conquistou sete títulos:
- Campeonato Mineiro: 2012, 2013, 2021 e 2025
- Copa Libertadores da América: 2013
Campeonato Brasileiro : 2021Copa do Brasil : 2021