Apresentado pelo
Como jogador, Alberto passou pelo clube mineiro na época da categoria sub-17.
De maneira nostálgica, o treinador relembrou os tempos de atleta do Coelho no ano de 1993.
“Passa um filme, porque aqui tive a lembrança de onde tudo começou. Me lembro de todo este começo. O Toninho, que é ex-atleta do clube, é da minha cidade-natal, Oliveira, e me trouxe para fazer testes. Aqui eu fiquei o primeiro ano de júnior, os três meses de 1993”, disse.
Como jogador, Valentim atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Athletico Paranaense, São Paulo e Flamengo. Alberto também atuou no futebol italiano pela Udinese e o Siena.
Apresentado, Alberto Valentim revela motivo pelo qual escolheu o América No mercado, Matheus Mendes desfalcará América contra o Amazonas
Contato com o elenco
Na sequência, Valentim revelou como foi o primeiro contato com os jogadores do elenco americano. O treinador destacou que a recepção dos atletas e disse que a conversa com os atletas foi “bem direta”.
“Fui muito bem recebido por todos. Já tinha trabalhado com quatro atletas e jogado contra muitos. A conversa foi muito direta, muito prática, no sentido de nós fazermos um campeonato melhor do que estamos fazendo agora. Isso acontece somente se nós nos entregarmos ainda mais nos treinamentos”, iniciou.
“Eu sempre falo para os atletas. De ex-atleta para comissão técnica, eu mudei de lado porque acredito muito nos treinamentos, naquilo que fazemos de preparação para os jogos. Isso que vamos fazer aqui da melhor maneira possível”, concluiu Alberto.
Carreira de Valentim
Durante a carreira, o treinador teve passagens por clubes como
No seu último trabalho, à frente da Macaca, Valentim totalizou 29 jogos entre Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. Ele será o terceiro técnico do Coelho nesta temporada. Em 2025, o clube já foi comandado por William Batista e Enderson Moreira.
Pelo Athletico-PR, Valentim conquistou o título da Copa Sul-Americana em 2021. O treinador também conquistou um Campeonato Carioca pelo Botafogo, em 2018, e um Campeonato Mato-Grossense pelo Cuiabá, em 2021.
América na Série B
O Coelho vive situação delicada na Série B. A equipe abre a zona de rebaixamento para a Terceira Divisão de 2026, na 17ª posição, com 21 pontos.
No último sábado (9), sob comando do interino Diogo Giacomini, o
Regularizado no BID, Valentim terá a oportunidade de auxiliar o América a sair da má fase na sexta-feira (15), às 20h (de Brasília). Na ocasião, a equipe alviverde visitará o Amazonas, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 22ª da rodada da Segunda Divisão.