Novo treinador do
Antes de assinar com o América, Valentim, de 50 anos, estava na
Em coletiva de apresentação, no CT Lanna Drummond, Alberto falou sobre o momento pelo qual o Coelho atravessa, e admitiu o sonho de trabalhar novamente em Minas Gerais, onde começou a carreira no futebol.
“A gente tem que trabalhar mais. Ontem tivemos uma conversa no primeiro treino. Todos estão cientes que devem trabalhar mais, entender os motivos pelos quais as coisas não aconteceram até hoje”, disse.
“O motivo pelo qual eu vim para cá, foi o meu desejo de trabalhar em Minas, de trabalhar no América. Estava saindo de lá por alguns problemas que a Ponte vive, mas esse não foi o fator primordial para que eu viesse para cá. Repito: eu tinha o sonho de trabalhar aqui. Muitas pessoas não sabem, mas a minha carreira no futebol começou aqui, no juvenil. Queria fazer parte desse recomeço, e um recomeço meu da carreira”, foi além.
Carreira de Valentim
Durante a carreira, o treinador teve passagens por clubes como
No seu último trabalho, à frente da Macaca, Valentim totalizou 29 jogos entre Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. Ele será o terceiro técnico do Coelho nesta temporada. Em 2025, o clube já foi comandado por William Batista e Enderson Moreira.
Pelo Athletico-PR, Valentim conquistou o título da Copa Sul-Americana em 2021. O treinador também conquistou um Campeonato Carioca pelo Botafogo, em 2018, e um Campeonato Mato-Grossense pelo Cuiabá, em 2021.
América na Série B
O Coelho vive situação delicada na Série B. A equipe abre a zona de rebaixamento para a Terceira Divisão de 2026, na 17ª posição, com 21 pontos.
No último sábado (9), sob comando do interino Diogo Giacomini, o
O América voltará a campo na sexta-feira (15), às 20h (de Brasília). Na ocasião, a equipe alviverde visitará o Amazonas, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 22ª da rodada da Segunda Divisão.
Pior sequência do clube na Série B
O Coelho vive a pior sequência do clube no formato de pontos corridos da Série B. Ao todo, são sete jogos sem triunfar pelo campeonato, com seis derrotas e um empate - o que corresponde a um aproveitamento de 4,8% dos pontos disputados.
Vale destacar que o levantamento abrange somente as edições no atual formato de pontos corridos e 20 equipes no campeonato.