Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio anuncia Luís Castro como treinador para a temporada de 2026

Português de 64 anos retorna ao futebol brasileiro, em contrato válido por dois anos

Luís Castro é o novo treinador do Grêmio

O Grêmio anunciou, nesta sexta-feira (12), a contratação do técnico Luís Castro para a temporada de 2026. O português de 64 anos assinou com o clube gaúcho por duas temporadas, ou seja, até o final de 2027.

“Um treinador vencedor em um time Imortal. Este é Luís Castro, o novo técnico do Grêmio! Que 2026 seja de vitórias e conquistas. Juntos, para o que der e vier”, escreveu o Grêmio nas redes sociais.

Luís Castro e comissão técnica chegam ao clube gaúcho por valor que gira na casa dos R$ 1,9 milhões, com possibilidade de bonificação ao comandante principal. Os membros da equipe do profissional são: os auxiliares Vitor Severino e Pedro Mané, o preparador de goleiros Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista e os preparadores físicos Roberto Júnior e Nuno Cerdeira.

A nova direção do Grêmio, liderada pelo novo presidente Odorico Roman, sempre teve a figura de Luís Castro como o ‘ficha 1'. O treinador passou pelo Botafogo entre 2022 e 2023, antes de se transferir ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. Depois, o técnico foi para o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

Relembre a passagem de Luís Castro pelo Botafogo

Luís Castro ficou conhecido no futebol brasileiro pelo trabalho à frente do Botafogo entre 2022 e 2023. O treinador português teve uma passagem marcante pelo Rio de Janeiro, onde superou uma eliminação inesperada, protagonizou uma arrancada para liderança do Brasileirão e deixou o clube em meio ao sucesso.

Castro foi contratado em março de 2022 para liderar a nova era de investimentos da SAF de John Textor. O profissional teve muitas dificuldades no início. Em 2023, o comandante levou o Glorioso à uma arrancada histórica e abriu uma folga considerável na liderança do campeonato.

Tudo corria bem, até que, em maio, o telefone de Luís Castro tocou: Cristiano Ronaldo o convida para assumir o Al-Nassr. Com sete pontos de vantagem para o vice-líder — que curiosamente era o Grêmio —, o treinador deixou o comando técnico do Botafogo para se aventurar na Arábia Saudita.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...