Ouvindo...

Árbitro e VAR de Juventude x Inter podem ser suspensos pelo STJD

Matheus Delgado Candançan e Diego Pombo Lopez serão julgados na próxima segunda-feira (20)

Árbitro Matheus Delgado Candançan durante partida entre Juventude e Inter

O árbitro Matheus Delgado Candançan e o árbitro de vídeo (VAR) Diego Pombo Lopez serão julgados na próxima segunda-feira (20) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em razão da atuação na partida entre Juventude e Inter, válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A denúncia foi feita pela Procuradoria do STJD, que acusa ambos de não seguirem corretamente as regras do jogo, comprometendo a justiça e a regularidade da partida.

No relatório da partida, Candançan declarou que não houve nenhuma anormalidade durante o confronto. Porém, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF admitiu à equipe do Juventude que ocorreram erros na condução da arbitragem.

A principal reclamação do clube gaúcho se refere a um possível pênalti não marcado aos 29 minutos da segunda etapa, quando o atacante Ênio foi derrubado na área por Bruno Tabata. O árbitro não assinalou a infração e o VAR não recomendou a revisão da jogada.

Devido a esse episódio, os dois árbitros serão avaliados com base no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de erros claros e decisivos por parte da arbitragem, conforme reconhecido pela Comissão de Arbitragem da CBF.

Caso sejam considerados culpados, os profissionais podem receber uma suspensão de 150 a 120 dias, além de multa que varia entre R$ 100 e R$ 1.000, podendo as penalidades ser aplicadas de forma conjunta ou separada.

Apesar da denúncia, Matheus Delgado Candançan está escalado para trabalhar como VAR 2 na partida desta quinta-feira (16), entre Fluminense e Juventude. A equipe de arbitragem terá Jefferson Ferreira de Moraes (GO) como árbitro principal, com Thiaggo Americano Labes (SC) e Fernanda Kruger (MT) como assistentes. No comando do VAR estará Emerson de Almeida Ferreira (MG), auxiliado por Candançan e Helen Aparecida Gonçalves Silva.

Leia também

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.