Em entrevista à Itatiaia nessa quinta-feira (16), Leandro Figueiredo, diretor de marketing de
“O Grêmio é um dos maiores clubes do Brasil, tem uma história maravilhosa, uma torcida extremamente apaixonada. São mais de dez milhões de torcedores, e o mais interessante: quando se sai do “eixo Rio-São Paulo”, o Grêmio é o clube com maior engajamento digital no Brasil. São mais de 12 milhões de seguidores”, disse Leandro à Itatiaia durante o Fórum SAF 2025.
Em seguida, o dirigente avaliou a importância da marca de seguidores para o trabalho de marketing do clube.
“Isso, para nós da área de marketing, nos ajuda a desenvolver novas estratégias de latência junto ao torcedor, novas estratégias de monetização junto aos nossos parceiros comerciais. Acaba que a gente se torna um canhão de comunicação, uma potência de comunicação, que é o que toda marca precisa para trabalhar reconhecimento de marca e também conversão, que é um grande desafio trabalhando no marketing esportivo”, ressaltou.
Projeto especial para a temporada 2026
Ex-diretor de marketing do Atlético, Leandro é um dos idealizadores do projeto “Manto da Massa”. O dirigente revelou à Itatiaia que existe a previsão de realizar uma proposta desta maneira no Grêmio. Ele também explicou o motivo pelo qual a campanha “Manto Copeiro”, idealizada em 2024, não foi continuado para esta temporada.
“Existe, sim. Inclusive, no ano passado, houve um projeto quando eu não estava no clube, que foi o Manto Copeiro. Um manto desenhado pela torcida, escolhido pela torcida e comprado pela torcida”, começou.
“Esse ano não foi possível ser feito devido a uma série de mudanças estruturais. Cheguei recentemente, a minha equipe é uma equipe nova, mas, certamente, para o próximo ano, a ideia é fazer projetos onde se tenha o torcedor no centro da decisão”, encerrou.
Por fim, Leandro ressaltou a importância da parceria entre clube e o torcedor e projetou a idealização do projeto para o próximo ano.
“Porque quando você traz o torcedor para que ele decida junto com o clube, a adesão, e o poder de pertencimento dele também é muito maior. Então, para 2026, com certeza teremos um projeto desse tipo”, concluiu Leandro.