Ex-Cruzeiro, jogador do Vitória celebra retorno aos gramados e projeta final estadual
Zagueiro de 25 anos fez apenas a segunda partida na temporada e atuou por 90 minutos

Ex-jogador do Cruzeiro, o zagueiro Edu foi um dos personagens da classificação do Vitória à final do Campeonato Baiano. Recuperado de lesão, o defensor retornou ao time na semifinal contra o Jacuipense, no último domingo (1º), e ajudou a equipe.
A partida terminou com empate em 1 a 1 no tempo normal e triunfo rubro-negro nos pênaltis, mas ganhou contornos dramáticos após a expulsão do volante Caíque, aos 13 minutos do primeiro tempo, quando o Vitória já vencia por 1 a 0. O Leão da Barra ficou com um jogador a menos até o apito final.
Edu destacou o espírito coletivo como fator determinante para a classificação, valorizou o retorno aos gramados em um momento decisivo da temporada e projetou a decisão do Estadual diante do rival, Bahia.
“Foi uma classificação muito importante para a gente. Jogar praticamente o jogo todo com um a menos foi complicado, mas nossa equipe se entregou demais, todo mundo correu, se ajudou, brigou até o último minuto”, afirmou.
Aos 25 anos, Edu fez apenas a segunda partida na temporada 2026. Antes, ele tinha atuado 45 minutos na goleada sobre a Juazeirense, no dia 21 de janeiro. Naquela ocasião, sofreu uma lesão no músculo anterior da coxa direita e ficou fora de combate desde então.
O Vitória agora se prepara para enfrentar o Bahia em jogo único. A final estadual está marcada para este sábado (7), às 17h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e definirá o campeão baiano de 2026.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.



