Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Condé rasga elogios ao sistema defensivo do Ceará, um dos melhores do Brasileirão

Apenas os times que estão no G4 têm zaga menos vazada que o Vozão, 10º colocado

Léo Condé passa orientações durante jogo entre Ceará e Santos

O Ceará tem se destacado no Campeonato Brasileiro por sua solidez defensiva. Após 27 rodadas, o Vozão ostenta a quinta melhor defesa da competição, com 24 gols sofridos em 26 partidas disputadas — o time ainda tem um jogo atrasado contra o Fluminense.

O desempenho defensivo coloca o Alvinegro atrás apenas de Palmeiras (21), Flamengo (13), Cruzeiro (20) e Botafogo (23) — justamente os quatro primeiros colocados na tabela. O Vozão aparece na 10ª posição, com 34 pontos.

Entre os clubes que estão acima do Ceará na classificação, todos têm números piores nesse quesito: Bahia (30), Mirassol (28), Fluminense (31), São Paulo (28) e RB Bragantino (38) já foram vazados mais vezes que a equipe comandada por Léo Condé.

Leia também

O treinador destacou o desempenho coletivo e o comprometimento do grupo como fatores determinantes para o equilíbrio defensivo e ressaltou o trabalho tático e a capacidade da equipe de se adaptar a diferentes situações dentro de campo.

“Somos a quinta melhor defesa. É um número baixo, mas é resultado do comprometimento de todos. Claro que tem o destaque individual do goleiro, dos zagueiros, dos laterais, mas a gente já começa com muita entrega desde os atacantes. Isso dá coesão à equipe”, afirmou Condé.

“A gente consegue equilibrar bem os nossos blocos de marcação, tanto no momento em que marcamos um pouco mais baixo quanto quando marcamos mais alto. Procuramos ficar sempre bem compactos [...] O Bruno (Ferreira) fez defesas fantásticas”, acrescentou.

Com uma defesa sólida, o Ceará segue a busca para confirmar a permanência na elite do futebol brasileiro, principal objetivo do clube na competição. O próximo jogo é contra o Sport, no dia 15 de outubro, às 20h (de Brasília). O duelo da 28ª rodada será realizado na Ilha do Retiro.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.