Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará inicia 2º turno do Brasileirão com 14% de risco de rebaixamento, aponta UFMG

Vozão teve um bom início de campeonato, mas viveu momentos de instabilidade na reta final do 1º turno

Léo Condé, técnico do Ceará

O Ceará começa o segundo turno do Campeonato Brasileiro com 14% de risco de rebaixamento para a Série B de 2026, segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sob o comando de Léo Condé desde julho de 2024, o Vozão retornou à elite do futebol nacional e teve um início promissor na Série A: apenas duas derrotas nos primeiros nove jogos, com quatro vitórias e três empates.

No entanto, a sequência seguinte foi menos positiva. Nos últimos nove confrontos, o Ceará acumulou seis derrotas, duas vitórias e um empate, caindo para a 12ª colocação com 22 pontos em 18 partidas.

Nas últimas três rodadas, encarou Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, os três primeiros colocados na tabela, e somou quatro pontos. O técnico Léo Condé destacou o desempenho da equipe diante da sequência difícil de adversários.

“Sabíamos que essa reta final seria pesadíssima, talvez contra os três postulantes ao título brasileiro: Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras. Acredito que saímos com saldo positivo, por ter conquistado uma boa vitória contra o Cruzeiro e um empate difícil contra o Flamengo”, afirmou.

Leia também

O time ainda tem um jogo atrasado do primeiro turno, contra o Fluminense, válido pela 12ª rodada. Entre os clubes que estão atrás do Ceará na tabela, apenas Corinthians e Vitória já completaram as 19 partidas da primeira metade da competição.

Segundo a UFMG, as chances do Vozão conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026 estão em 43,1%. O Vozão não disputa a competição desde 2022, quando foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final.

O primeiro compromisso do Ceará no segundo turno é contra o RB Bragantino, no sábado (16), às 16h30 (de Brasília). A partida vale pela 20ª rodada do Brasileirão e será realizada na Arena Castelão, em Fortaleza.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.