O projeto Recicla Junto, criado pela Cristalcopo, começou a operar em São Januário, em parceria com o
A iniciativa faz parte da parceria firmada entre as partes com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a economia circular. Além da coleta, o projeto investe em ações de conscientização.
Uma delas foi no duelo contra o Corinthians, quando torcedores receberam sacolas para coleta individual e orientações sobre como descartar corretamente seus resíduos, tornando-se parte ativa da proposta.
“Entendemos que a responsabilidade de um clube com a nossa grandeza vai muito além das quatro linhas. Projetos como este reforçam o nosso compromisso com práticas sustentáveis, que geram impacto social positivo e inspiram mudanças de hábito em nossa torcida. Ao lado do Recicla Junto, vamos transformar São Januário em um exemplo de como o futebol pode ser um agente ativo na preservação ambiental e no desenvolvimento da comunidade”, afirmou Carlos Amodeo, CEO da Vasco SAF.
“Ver um clube da grandeza e da história do Vasco engajado ativamente em um projeto de reciclagem como esse é motivo de grande felicidade. Essa parceria mostra que sustentabilidade e futebol podem, e devem, caminhar juntos. Nosso objetivo com o Recicla Junto é criar uma cultura de responsabilidade ambiental dentro e fora dos estádios, e São Januário agora será um exemplo dessa transformação”, comentou Augusto Freitas, presidente-executivo da Cristalcopo e fundador do Recicla Junto.
O trabalho em São Januário amplia a presença do Recicla Junto, que desde 2019 atua no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Somente em 2024, já foram recicladas mais de 15 toneladas durante partidas do Criciúma, um aumento de 60% em relação ao ano anterior.