O meia-atacante Matheus França foi apresentado oficialmente pelo
Durante a apresentação, ele comentou sobre a escolha de jogar pelo Alvinegro. O meia também recebeu propostas de outros times, como o Cruzeiro, mas optou pelo time carioca.
“O Pedrinho e o Diniz entraram em contato comigo diretamente e a minha primeira opção sempre foi voltar aqui para o Rio de Janeiro e jogar pelo Vasco, independente dos outros clubes”, iniciou França.
“É óbvio que teve negociações, tudo isso, mas o meu principal contato foi falar com o Felipe [Maestro, diretor técnico do Vasco], um cara muito importante, de peso aqui no Vasco, não só no Vasco, mas na história do futebol. Acho que toda a nossa conversa, toda a experiência que ele tem também para me passar e agregar a esse momento que eu estou vivendo é muito importante aqui no clube hoje”, explicou.
Estreia pelo Vasco
Emprestado até o meio do ano que vem, Matheus França atuou por 11 minutos na vitória por 3 a 2 do Vasco sobre o Sport, no domingo (31), pela
“O Matheus França entrou pouco porque achei que tinha que entrar pouco. Você não sabe como o jogador está, quanto tempo ele aguenta... Ele está vindo de lesão, treinou poucos dias no Crystal Palace e fez dois treinos com a gente. A gente não pode expor o jogador a uma série de coisas. O fato de ele ter vindo hoje já foi uma grande coisa porque o normal era ele nem vir para essa viagem, seria ele ficar pra treinar mais. O fato de ele entrar um pouco foi pra ele sentir o clima. É um jogador que veio muito bem referendado, a gente está muito feliz que ele está aqui. A gente tem que tomar cuidado”, afirmou.
Matheus França
Matheus França nasceu no dia 1º de abril de 2004, no Rio de Janeiro. O jogador fez sua formação nas categorias de base do Flamengo e surgiu como uma grande promessa em 2021.
Após ter momentos de destaque entre 2022 e 2023, chamou a atenção do Crystal Palace-ING, que investiu pesado para contratá-lo. Na Premier League, porém, enfrentou problemas físicos e pouco jogou, mas fez parte do elenco campeão da Copa da Inglaterra na temporada passada.
Início promissor no Flamengo
Matheus França estreou como titular em 2021, mas ganhou mais oportunidades em 2022, sob comando de Dorival Júnior. Ele foi peça importante no elenco que conquistou os títulos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. Ele terminou a temporada com seis gols em 26 jogos.
Na temporada seguinte, em 2023, o meia-atacante seguiu crescendo no Rio de Janeiro, com 28 jogos e três gols. Não à toa em julho daquele ano o Crystal Palace o contratou.
Alto investimento e dificuldades no Crystal Palace
Por Matheus França, o Crystal Palace pagou 20 milhões de euros fixos (R$ 104 milhões) ao Flamengo, além de outros valores em bonificações e metas. Na ocasião, o Chelsea chegou a demonstrar interesse na contratação, mas o jovem entendeu que teria mais espaço no Selhurst Park.
O alvo do Cruzeiro teve dificuldades de se firmar no clube londrino. Graves lesões surgiram como principal obstáculo para França deslanchar na Inglaterra.
Logo quando chegou, ele teve uma lesão nas costas. Depois, em março de 2024, teve uma grave lesão muscular que o tirou de combate por mais de 350 dias.
Ao todo, Matheus França fez 19 gols pelo Crystal Palace, com um gol e uma assistência.