Ídolo do
“Satisfação maior ainda porque quem dará o pontapé inicial tem uma paixão e idolatria pelo Flamengo muito grande. A gente sempre sente nos atos, na forma dele colocar o Flamengo em sua vida. É sempre gratificante. Me tornei amigo. Já fui fã e continuo fora de campo”, afirmou Zico ao abrir o programa.
Filipe Luís reage às comparações com Flamengo de 2019 e Jorge Jesus Belletti, técnico do Barcelona, projeta final e destaca torcida do Flamengo Dupla europeia do Flamengo ostenta marca impressionante; veja números
“Uma honra sempre estar contigo. Privilegiado de viver o Flamengo como você, que passou muitos anos no Flamengo. Um privilégio poder liderar nessa nova função. São seis anos dentro do Flamengo, e quase um como técnico do profissional”, respondeu Filipe Luís.
Durante o programa, de cerca de 1h, Filipe Luís e Zico falaram sobre o início da carreira do lateral-esquerdo e a preparação para tornar-se treinador. Também houve participação de sócios-torcedores do Flamengo, que enviaram perguntas ao atual técnico rubro-negro.
Confira outras respostas de Filipe Luís, técnico do Flamengo:
Cobrança por resultados no Flamengo
“Contra o Flamengo, todos chegam para fazer o jogo da vida. Está mais exposto, é a oportunidade de mostrar para o Brasil e para o mundo quem você é contra o Flamengo. Isso é verdade, mas estamos acostumados a isso. O Flamengo, tendo todo esse poder econômico, estrutura, organização, te dá condições de brigar. Mesmo assim, não controlamos o resultado. Você está mais próximo de vencer, mas não garante resultado. O que garante resultado é exigir ao máximo, dar a vida, e colocar o Flamengo como prioridade na vida. Sentimos que enfrentamos sempre a melhor versão do adversário. Não enfrentamos ninguém desmotivado. Isso jamais acontece. Exige uma concentração maior a cada jogo. É um privilégio.”
Está dormindo bem?
“Na maioria das vezes não durmo 8 horas, acordo durante a noite com ideias e pensamentos sobre a equipe. É um momento que vem muitas ideias, é uma pena que não descanso, a cabeça fica trabalhando durante a noite. São muitas ideias e pensamentos. Tento anotar no outro dia para não esquecer, mas nossa cabeça é uma máquina de pensamentos.”
Preparação para ser técnico
“Me preparei e estudei muito, mas, na prática, vivo situações que não existem preparação. Vão te exigindo tomadas de decisões complexas. Há ajuda da comissão e de quem trabalha no clube para poder liderar um clube com essa grandeza. Foi muito importante ter trabalhado com muitos treinadores, ter um pouco dessa guia deles, e foi fundamental começar na base. Foi fundamental, foi onde puder experimentar, errar, acertar e ver como eu queria minha equipe em campo. Foi muito bom esse processo e cheguei aqui bem mais preparado.”
Decisões difíceis como treinador
“Eu vivo tranquilo. Sempre ouvi treinadores falando: “Deixar esse jogador fora, tirar esse jogador, é difícil pois ficam chateados”. Para viver mais tranquilo, tenho um lema: faço o que acho melhor para a equipe. Como sou eu que tomo as decisões, não me deixo com peso na consciência. Ter que tirar um jogador que é titular, dar uma bronca ou fazer uma cobrança, pois faço sempre o que acho ser melhor para a equipe. Joguei com a maioria desses jogadores e tenho uma relação muito estreita, na qual existe uma troca boa. Conheço bem o vestiário, o que se fala, como é a convivência e a força desse grupo. Acredito na força do que podem dar em campo.”
Zico ‘volta’ ao Flamengo em 2025
Em maio de 2025, o presidente Luiz Eduardo Baptista anunciou o “retorno” de Zico ao Flamengo. Desta vez,
A “Resenha do Galinho”, com apresentação de Zico, teve início em 2023, e passou pelos canais BadSports e Jovem Pan News. Agora, será exibido na FlamengoTV a cada 15 dias.
Zico conquistou 13 títulos pelo Flamengo, como a Libertadores e o Mundial de 1981. Ídolo da Nação, o “camisa 10 da Gávea” é o principal artilheiro do clube, com 508 gols.