Ouvindo...

Belletti, técnico do Barcelona, projeta final e destaca torcida do Flamengo

O brasileiro trabalha nas divisões de base do Barça desde 2023 e conquistou a Youth League com a equipe Sub-19, que garantiu vaga na Copa Intercontinental Sub-20

Belletti, ex-lateral da Seleção Brasileira, é técnico nas divisões de base do Barcelona-ESP

Lateral-direito com passagens por gigantes brasileiros e europeus e pela Seleção Brasileira, Juliano Belletti é o atual treinador do Barcelona B. Neste sábado (23), estará no comando da equipe diante do Flamengo, na decisão da Copa Intercontinental Sub-20, e projetou como será o duelo no Maracanã. A Nação, inclusive, foi citada por Belletti.

A delegação espanhola chegou ao Rio de Janeiro no início desta semana e, sob comando de Belletti, está treinando no CT do Fluminense. Os jovens do Barça estão em pré-temporada, o que impacta na preparação para o duelo com os garotos do Ninho, avaliou Belletti em entrevista ao portal do clube catalão.

“A palavra é adaptação. Estamos em pré-temporada e vamos jogar uma partida importantíssima. Uma decisão, uma final, como dizemos no Brasil. É trazer essa mentalidade para o dia a dia. O que estávamos fazendo até segunda ou terça, por exemplo, é trocar um pouco a chip, pensar no jogo. E os jogadores, desde que ao Brasil, estão envolvidos. Estão falando do jogo, perguntando coisas do rival. Isso nos torna mais confiantes mentalmente”, iniciou.

“No dia a dia, nos treinos, estamos trabalhando para enfrentar um equipe muito boa fisicamente, com jogadores com muita qualidade individual. Não ganharam a Libertadores por sorte. Vamos nos preparar bem para que sábado, diante de uma torcida impressionante como a do Flamengo, nossos jogadores estejam confiantes e joguem no seu máximo”, completou Belletti.

Após experiências como auxiliar do Cruzeiro e nas divisões de base do São Paulo, Belletti assumiu o comando da equipe Sub-19 do Barcelona, clube pelo qual atuou entre 2004 e 2007, sendo campeão da Champions League em 2005/06. O time conquistou a Copa do Rei Juvenil e a Youth League, que garantiu a vaga na Copa Intercontinental Sub-20.

O desempenho levou Belletti ao comando do Barcelona Atlétic, ou Barça B, que subiu para a quarta divisão do futebol espanhol. O Barcelona não tem um time Sub-20, portanto enfrentará o Flamengo com um elenco mesclado entre o Sub-19 e o Barça B.

Leia também

A bola rola às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, para Flamengo e Barcelona-ESP pela Copa Intercontinental Sub-20. Os garotos do Ninho buscam o bicampeonato. Em 2024, o Rubro-Negro venceu o Olympiacos, da Grécia, na decisão. O time espanhol disputa o torneio pela primeira vez.

Confira, abaixo, mais respostas de Juliano Belletti ao portal do Barcelona:

Preparação para a decisão da Copa Intercontinental Sub-20
“Quanto mais informações os jogadores têm, melhor controlamos a ansiedade. Nunca enfrentamos uma equipe sul-americana, tampouco uma brasileiro, que são taticamente boas e têm qualidades individuais que todos já conhecem. O Flamengo tem isso nos seus jogadores. Mostramos vídeos, falamos da parte tática para que estejam preparados, mas nunca mudando nossa ideia de jogar. Mesmo no Maracanã, diante de uma torcida impressionante, vamos tentar fazer o que fazemos sempre com o nosso jogo, nossos princípios e conceitos.

É o que nos fez ganhar a Youth League e chegar até aqui. E que se divirtam. É a primeira partida oficial da história do Barça no Brasil, jogaremos no Maracanã. Então, é representar bem a instituição, representar bem o que significa La Masia e competir para ganhar.”

Experiência como jogador e conversas com o jovem elenco
“O que comentei com os jogadores é que jogaremos uma final, e que não é fácil jogar uma final. Tivemos que ganhar a Youth League para chegar até aqui. O esporte, a competividade que há hoje no futebol, faz ser difícil jogar partidas como esta. É a primeira vez que o Barça joga esta partida, é um título importante, então este é caminho de viver a experiência de jogar no Brasil, no Maracanã, diante de uma torcida impressionante.

Então, se chegamos até aqui, por que não competir para ganhar? Mas sem mudar o que temos. As finais são decididas em detalhes, no dia a dia trabalhamos a confiança e a parte técnica para que não tenham medo de fazer o que fazem. É uma final, aproveitem ao máximo, e tentem ser campeões.”

Oportunidade de dirigir o Barcelona no Brasil
“Ser treinador do Barça no meu país está sendo especial. Está indo muito além do que imaginava há alguns meses. Quando estamos no Rio, vejo os garotos na praia desfrutando, tirando fotos no Cristo Redentor, é um outro lado do futebol que não se vê. Competimos muito no dia a dia para preparar os jogadores para o futebol profissional, mas dar essa oportunidade de viverem coisas diferentes no dia a dia também me faz feliz de forma pessoal. Como treinador desta categoria, estou muito feliz com o que está acontecendo. Dentro de campo, é especial ser treinador do Barcelona contra o Flamengo, no Maracanã.”

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.