Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Vitão, do Inter, é aguardado no Rio de Janeiro para assinar com o Flamengo

Após ‘novela’ e oferta do Cruzeiro, zagueiro entra em acordo com o Rubro-Negro

Vitão destacou-se no Inter e reforçará o Flamengo em 2026

A negociação entre Flamengo e Internacional pelo zagueiro Vitão está próxima de um desfecho. O jogador é aguardado no Rio de Janeiro nesta terça-feira (30) para realizar exames médicos e assinar contrato de quatro temporadas, até dezembro de 2029, com o Rubro-Negro.

Os clubes acertaram as últimas pendências em relação à parte financeira do negócio. A quantia gira na casa dos 10 milhões de euros, cerca de R$ 65,2 milhões na cotação atual, pela contratação do defensor de 25 anos. Deste valor, a dívida do Inter pela compra de Thiago Maia em 2024, será abatida. O Flamengo pagará o resto do montante à vista.

O avanço nas negociações foi inicialmente publicado pelo ge.globo e confirmado pela Itatiaia.

A chegada de um zagueiro era prioridade no Flamengo para 2026. Com a saída de Cleiton, o Rubro-Negro conta com três nomes no setor: Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo.

Vitão deve ser o primeiro reforço anunciado pelo Flamengo para a próxima temporada. Vale destacar que José Boto, atual diretor de futebol rubro-negro, trabalhou com Vitão no Shakhtar Donestk, sendo um dos responsáveis pela chegada do atleta à Ucrânia.

Leia também

Entenda por que negociação entre Cruzeiro e Inter por Vitão não deu certo

O Cruzeiro esteve muito próximo de contratar o zagueiro Vitão, do Internacional. No entanto, no sábado (27), o time mineiro desistiu de seguir com as tratativas para ter o jogador na Toca da Raposa II neste momento. A Itatiaia aponta como foi o passo a passo da negociação entre as partes e por qual motivo o negócio colapsou.

As tratativas pela contratação de Vitão partiram do Cruzeiro. O clube acertou com a diretoria do Internacional um valor a ser pago, além da cessão de dois jogadores: o zagueiro João Marcelo e o meio-campista Japa. O defensor iria de forma definitiva, enquanto o meia seria por empréstimo.

Com esse acerto, o Cruzeiro avançou pelo acordo com o jogador do Internacional. Tite, técnico da equipe celeste, conversou com o atleta e compartilhou planos para a temporada. Pedro Lourenço, presidente da SAF do Cruzeiro, também teve diálogos com o defensor. Vitão expressou o desejo de jogar em Minas e tudo parecia encaminhado.

‘Sumiço’ do Inter

Em meio às especulações pela vinda de Vitão, a Itatiaia procurou os agentes dos jogadores envolvidos para entender o que tem ‘emperrado’ o negócio. A reportagem entrou em contato com representantes do defensor que, em breve conversa, afirmaram que a tendência é que João Marcelo não fosse envolvido na negociação.

Ciente das especulações envolvendo o nome de João, a Itatiaia procurou o empresário do defensor. Segundo o agente, ainda que o nome do cruzeirense tenha começado a aparecer nos noticiários na terça-feira (23), foi apenas na quarta (24) que o Internacional fez o primeiro contato com os representantes do atleta.

A Itatiaia apurou que as partes tiveram conversa na noite de Natal, quando chegaram a tratar sobre projeto e valores salariais. A expectativa era que os dirigentes do Inter voltassem a entrar em contato nessa quinta-feira (25), porém, segundo o agente, o representante colorado “sumiu”.

O empresário ainda constou que João Marcelo não recusou nenhuma proposta e que o Internacional já negociava com outros clubes enquanto vivia impasse com o Cruzeiro. Os dirigentes colorados tentavam melhorar a oferta por Vitão e mantinham contato com o Flamengo e um outro clube - que não teve o nome revelado.

A reviravolta

O negócio tomou outra rota na noite do sábado. O Flamengo, que tinha demonstrado interesse no atleta, fez nova proposta para o Inter e mudou o cenário. A diretoria rubro-negra superou o Cruzeiro e oferecido ao Internacional uma quantia à vista, que seria somada ao abatimento da dívida pelo volante Thiago Maia. O clube gaúcho deu o aceite para a proposta.

A postura da diretoria gaúcha foi o principal motivo da retirada do Cruzeiro. Sem interesse em mudar a proposta já realizada, os diretores mineiros retiraram a proposta. A Itatiaia apurou que, após o impasse, não há possibilidade da negociação de João Marcelo e Japa com o Colorado.

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...