Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

De Rafinha a Zico, ídolos e amigos pedem permanência de Filipe Luís no Flamengo

O discurso na “comunidade rubro-negra” é unânime: todos desejam a permanência do treinador, que está em tratativas com a diretoria pela renovação contratual para 2026

Jorginho, Zico e Rafinha pedem permanência de Filipe Luís no comando do Flamengo

Ídolos, amigos e jogadores do Flamengo estão com o discurso alinhados: todos desejam a permanência de Filipe Luís como treinador para a próxima temporada. Neste sábado (27), a negociação entre o técnico e o clube pela renovação contratual foi tema comum para a maioria dos convidados do Jogo das Estrelas, evento beneficente de Zico.

O Galinho foi um dos que falou a favor da permanência do treinador, com quem construiu relação próxima desde 2019, quando Filipe Luís chegou para jogar no clube de coração.

“A gente quer que continue, lógico, pelo o que vem fazendo, pela carreira que iniciou. Sou suspeito para falar pois sou amigo, sou fã, gosto muito dele e do trabalho dele. Espero que chegue a um acordo”, respondeu Zico, antes de revelar que falou recentemente com o treinador, mas não para falar sobre a renovação, e, sim, para “dar uma bronca” no amigo.

Confira, abaixo, mais respostas de Zico:

Chegou a ligar para o técnico?
“Eu mandei uma mensagem, dei uma bronca porque ele estava na Espanha vendo um jogo de futebol. Vai se divertir, vai descansar, chega de ver futebol (risos).”

E para o presidente Bap?
“Eu não me meto nessas coisas. As pessoas que estão lá são competentes para tomar as decisões. Eu já contribui com o clube, sei que são decisões complexas. São situações de conversa, lado profissional de cada um, e temos que respeitar.”

Flamengo está pronto para seguir sem Filipe Luís?
“Bom, plantel tem, né? Tudo que o Flamengo tem feito está sendo para melhorar o todo e conseguir grandes resultados e grandes conquistas. Então, aquele pessoal que está lá tem capacidade para escolher o que é, na cabeça deles, melhor para o Flamengo.”

Leia também

Jorginho, ex-lateral do Flamengo e campeão do mundo pela Seleção Brasileira:
"É difícil de falar, mas tem que renovar. O Filipe Luís, o trabalho que fez em um ano, com cinco títulos, é fenomenal. Claro que existem valores, tempo de contrato, mas o normal é renovar. O trabalho que fez foi excepcional.”

Rafinha, ex-lateral do Flamengo e amigo de Filipe Luís:
“Eu gostaria muito que ele continuasse no Flamengo. O Filipe tem a cara do Flamengo, tem identificação com o clube, é flamenguista. Quanto à qualidade como treinador, ele já provou. É claro que tem que provar muito mais porque é jovem. O clube tem, sim, que valorizar. Às vezes, não como uma parte exige, mas tem que ter uma valorização para o Filipe Luís. O presidente é esperto, inteligente, e vai valorizar o Filipe Luís. Ganhar o Brasileiro e a Libertadores não é fácil. Ser campeão é muito difícil e ele conseguiu.”

A negociação com o treinador

Após o histórico 2025, Flamengo e Filipe Luís voltaram à mesa para negociar a renovação contratual. O treinador está valorizado após a temporada de sucesso.

As partes discutem questões financeiras, com a valorização salarial do técnico, além de tempo de contrato e multa rescisória para saída do profissional. Filipe Luís não esconde o desejo de trabalhar na Europa, mas reforça que, no momento, quer seguir no Flamengo.

Flamengo avalia alternativas

O Flamengo já trabalha nos bastidores e avalia alternativas para substituir Filipe Luís caso não haja um acordo pela permanência do treinador em 2026. Dois nomes agradam ao departamento de futebol: Thiago Motta, ex-Juventus, e Artur Jorge, ex-Botafogo.

Os nomes foram trazidos pela reportagem do jornal “O Globo”. Segundo Rudy Galetti, jornalista italiano especializado em mercado de transferências, a direção carioca, inclusive, já tem um acordo verbal com Artur Jorge, que hoje dirige o Al-Rayyan, do Catar.

A promissora carreira de Filipe Luís

Após “pendurar as chuteiras” em dezembro de 2023, após quatro temporadas e meia defendendo o Flamengo, Filipe Luís iniciou a carreira nas divisões de base do clube carioca. Entre janeiro e setembro de 2024, dirigiu os garotos do Ninho (Sub-17 e Sub-20).

Com a demissão de Tite, assumiu a equipe principal do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Com as vitórias sobre Corinthians e Atlético, conquistou o título na Arena MRV.

O ano de 2025 entrou para a história do clube com os títulos do Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, além das taças do Dérbi das Américas e Copa Challenger e as campanhas no Super Mundial de Clubes e na Copa Intercontinental.

Confira mais entrevistas no Jogo das Estrelas:
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...