Presidente do
Em entrevista ao Uol, Bap tratou com desconfiança a
“Eu acho que a gente tem um caso de conflito clássico aí. Como que pode quem é dono de uma empresa que trabalha em um clube cujo maior patrocinador era esse, que é credor de outro clube, que a garantia são as ações. Detalhe, isso tudo foi anunciado no dia que o Vasco perdeu de 3 a 0 para o Palmeiras em 20 minutos”, declarou o presidente do Flamengo.
“Eu não tenho dúvida nenhuma que isso é um movimento de desembarque de um clube para você embarcar em outro. Eu não tenho a menor dúvida disso”, afirmou.
Bap questionou a moralidade da ação, apesar de estar dentro das normas legais.
“Eu acho que tem algumas coisas que é como a mulher de César, né? Não precisa ser honesta, tem que parecer honesta também. Então, pra quem se posiciona como baluarte da correção, como é que fica isso? Aos olhos de todos”, declarou.
“Eu acho que isso não pode. São dois clubes de grandeza nacional, são dois dos clubes de cinco maiores torcidas do Brasil, tá certo? Que disputam competições comuns, como Copa do Brasil, Brasileiro, faz uma relação dessas? Eu entendo que isso aí, na minha opinião, tem um conflito intrínseco ali. Eu entendo que, ‘Ah, isso é ilegal?’ Isso não é ilegal, pra mim é só imoral”, acrescentou.
Resposta do Vasco
O Vasco rebateu as falas de Bap e afirmou que as insinuações do mandatário são para desviar o foco das polêmicas que envolvem o Flamengo.
Leia na íntegra a nota do Vasco
“O Vasco da Gama repudia frontalmente a postura do presidente do Clube de Regatas do Flamengo, por fazer insinuações e ilações irresponsáveis e completamente desconexas da realidade em relação a temas que nada dizem respeito à instituição da qual é mandatário.
Tal fato, além de não surpreender, certamente tem o intuito de desviar a atenção da opinião pública de assuntos ligados à conduta do seu próprio clube no mercado.
Dito isso, o Vasco reafirma publicamente que conduz todas as suas decisões com total transparência, lisura e seriedade, valores que se manterão irretocáveis, mesmo diante de atitudes lamentáveis como esta”.
Entenda relação entre Crefisa e Vasco
O Vasco acertou o empréstimo junto a Crefisa no início do mês de outubro. Foi oferecido 10% da garantia da SAF do clube carioca por R$ 80 milhões cedidos pela empresa de Leila Pereira.
Para definir a parceria com a Crefisa, o clube realizou uma espécie de concorrência entre as instituições financeiras. O dinheiro será destinado ao custeio de despesas correntes, como salários, pagamentos a fornecedores estratégicos e obrigações trabalhistas e fiscais.
“Com isso, a garantia a ser oferecida ao financiamento pretendido pelas RECUPERANDAS corresponderá à constituição de alienação fiduciária de 10.000 (dez mil) ações ordinárias de classe A, livres e desembaraçadas, de propriedade do CRVG, representativas de 10% (dez por cento) do capital social da VASCO SAF. As referidas ações integram o ativo não circulante do CRVG, razão pela qual a constituição da garantia requer autorização judicial, nos termos do art. 69-A da Lei nº 11.101/2005", explicou o Vasco em nota.
Vale lembrar que a Crefisa possui como uma das proprietárias a presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Desde que chegou ao cargo no Vasco, Pedrinho tem se aproximado da empresa e da mandatária do time paulista.