Ouvindo...

Clube de Romário, América-RJ vai à final da Copa Rio e jogará torneio nacional em 2026

Clube que conquistar a Copa Rio deste ano poderá escolher entre a participação na Série D e na Copa do Brasil de 2026

Henrique marcou o gol da classificação do América-RJ à final da Copa Rio

O América-RJ derrotou o Araruama por 1 a 0 neste sábado (6), no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita-RJ, e garantiu vaga na final da Copa Rio. Com a presença na decisão do torneio fluminense, o clube presidido por Romário voltará a jogar uma competição nacional em 2026. A última participação havia sido na Série D de 2010.

O clube que conquistar a Copa Rio deste ano poderá escolher entre a participação na Série D ou na Copa do Brasil de 2026. A primeira competição viabiliza possíveis acessos a outras séries do futebol brasileiro. Já a Copa do Brasil pode render grandes premiações.

Na quarta-feira (3), Araruama e América haviam empatado por 0 a 0 em jogo de ida da semifinal. Já neste sábado, o Mecão venceu por 1 a 0, com gol de Henrique.

Na decisão, o América aguarda o classificado de Portuguesa-RJ e Maricá, que voltam a se enfrentar neste sábado (6). No primeiro confronto, a Lusa venceu por 2 a 0 e abriu boa vantagem na semifinal.

Campanha do América

O América buscará na decisão o título inédito da Copa Rio.

Nesta campanha, o América eliminou o Niteroiense na primeira fase; o Audax-RJ nas oitavas de final; e a Cabofriense, nas quartas.

Em sua última participação nacional, em 2010, o América foi eliminado na primeira fase. O último jogo foi um empate por 1 a 1 com o Uberaba, em 22 de agosto daquele ano, Estádio Giulite Coutinho. A campanha daquele ano registrou três vitórias, um empate e duas derrotas.

Já a última participação do América na Copa do Brasil foi em 2007, quando passou pelo Coruripe-AL na primeira fase e caiu diante do Atlético na segunda etapa (1 a 1 no Rio e revés por 2 a 1 no Mineirão).

Leia também

Coordenador do esporte digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo esportivo digital. Grande experiência como repórter e editor-chefe. Passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH, Canal 23 e colaborou com O Jogo (POR), Mundo Deportivo (ESP) e Levante EMV (ESP).