Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

O que o Botafogo precisa fazer para se classificar às quartas da Copa Libertadores

Botafogo venceu jogo de ida contra a LDU-EQU nesta quinta-feira (14) no Rio de Janeiro

Time do Botafogo antes da partida contra a LDU, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro

O Botafogo abriu vantagem no confronto diante da LDU-EQU, nesta quinta-feira (14), pelas oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe carioca venceu os equatorianos por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com gol de Artur aos 14 segundos de jogo.

Com a vitória, o Glorioso poderá até empatar que está garantido na próxima fase. Em caso de uma derrota por um gol de diferença, o confronto será decidido nos pênaltis, sem prorrogação. Por outro lado, se a LDU vencer por dois ou mais gols de diferença, avança às quartas de final da Libertadores.

Quando será a volta?

O jogo de volta será na semana que vem. Botafogo e LDU decidem a vaga no Estádio Casa Blanca, em Quito, na próxima quinta-feira (21), às 19h (de Brasília). Quem se classificar enfrenta o vencedor do duelo entre Atlético Nacional-COL e São Paulo.

Leia também

O gol aos 14 segundos

A LDU saiu com a bola na etapa inicial e, mesmo assim, foi capaz de sofrer um gol aos 14 segundos. O lance começou com o desarme de Arthur Cabral ainda no círculo central.

A zaga cortou o lançamento para Montoro, mas a bola ficou com Alex Telles, que cruzou na medida para Artur. De primeira, o camisa 7 abriu o placar para o Botafogo: 1 a 0!

Jogo aberto no Niltão

O gol-relâmpago trouxe emoção à partida, que teve um primeiro tempo de oportunidades para os dois times, mas a rede não voltou a balançar no Nilton Santos.

Artur foi o principal nome do Glorioso, mas não concluiu bem os lances. A partir dos 15 minutos, a LDU passou a dominar a partida, pressionou e esteve perto do empate.

Aos 12, John fez grande defesa em voleio de Cornejo. O goleiro, que voltou ao time titular de Davide Ancelotti após dois jogos fora, hesitou em alguns lances e assustou a torcida.

Aos 46, o lateral-direito Vitinho evitou o gol de Villamil após saída ruim do camisa 12.

Segundo tempo

A equipe de Tiago Nunes manteve o controle da posse de bola após o intervalo. Sob comando de Ancelotti, o Botafogo buscou o contra-ataque, mas errou demais.

Neste cenário, a tensão aumentou no Nilton Santos à medida que os minutos passaram.

Já com Correa, Nathan e Matheus Martins em campo, o Alvinegro voltou a ter o contra-ataque, mas os erros foram em excesso. Assim, a rede não voltou a balançar no Niltão.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.