Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Indicação, relatórios e ‘ok’ de Textor: como Botafogo chegou a Chris Ramos

Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva do Glorioso, detalha processo de análise e contratação do departamento de futebol

Botafogo: Chris Ramos e Alessandro Brito durante apresentação no Estádio Nilton Santos

Desde 2022, o Botafogo notabiliza-se por pensar “fora da caixinha” no mercado da bola. Na reta final da janela de transferências, o clube atuou mais uma vez para contratar Chris Ramos, atacante que estreou com dois gols na vitória sobre o Juventude. Durante a apresentação do camisa 9, Alessandro Brito detalhou o processo de contratação.

A indicação do nome chegou por meio de um intermediário. A partir disso, o departamento de scout analisou os dados de Chris Ramos e, posteriormente, teve aprovação de Davide Ancelotti, técnico do Botafogo, e John Textor, proprietário da SAF alvinegra. Então, a diretoria alvinegra negociou com o Cádiz, da Espanha.

“Pelas relações que nós temos, recebemos a indicação do seu empresário, essa indicação aconteceu por volta do dia 18 de julho. Analisamos alguns jogos, materiais, buscamos informações com algumas pessoas da Europa e em 10 dias entregamos um relatório para o Davide (Ancelotti) e em seguida para o John (Textor). Ambos gostaram”, iniciou Alessandro Brito.

“Depois fomos para a parte negocial de clube para clube, conseguimos consolidar a parte do atleta, do clube, até 8 de agosto. Desembarcou aqui dia 15 de agosto, e felizmente, no domingo (23), em menos de 25 dias, já é apresentado para torcida com dois gols. Nos deixa felizes, mostra o processo que temos. Estamos muito felizes com o seu aceite de vir para o Brasil, de fazer sua história no clube”, concluiu o diretor de gestão esportiva.

Alessandro Brito chegou ao Botafogo em 2022 como um dos primeiros profissionais contratados pela SAF. O dirigente tornou-se um dos principais contribuidores de John Textor, sendo responsável, por exemplo, pela estruturação do departamento de scout do Glorioso.

Leia também

Algumas contratações destacam-se nos últimos anos do Botafogo pelos retornos financeiro e técnico. Igor Jesus foi contratado sem custos e negociado com o Nottingham Forest-ING por mais de R$ 100 milhões. Adryelson, Lucas Perri e Gregore são outros exemplos.

O futuro da SAF do Botafogo

Alessandro Brito também fez um pronunciamento ao torcedor alvinegro. Sem entrar em detalhes da crise institucional vivida pela SAF, cujo controle está em disputa judicial, o dirigente reforçou a confiança no “projeto” iniciado em 2022, com a expectativa de um “futuro brilhante” para o clube.

“O que fazemos no dia a dia, o trabalho de gestão, não é só o campo. O que o Botafogo tem hoje, eu posso garantir a todos, é um Botafogo que vai dar um futuro brilhante para você, torcedor. O clube vai ficar. Nós, profissionais, vamos dar o melhor e sabemos que um dia sairemos do clube”, disse Alessandro Brito. Confira, na íntegra, aqui.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.