Álvaro Montoro e Jordan Barrera: duas das apostas e reforços do
Como o meia e o atacante chegaram ao Glorioso no segundo semestre, vindos de Vélez Sarsfield-ARG e Junior Barranquilla-COL, respectivamente, as pontuações de Montoro (74,4) e Barrera (66) levam em consideração os jogos de seus times anteriores.
Eagle nega dívidas e pede extinção de decisão que mantém Textor na SAF do Botafogo Ancelotti cita ‘falta de treino’ e projeta impacto da Data Fifa no Botafogo Súmula confirma concussão cerebral, e Botafogo terá desfalque contra o Bragantino
O levantamento foi feito pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES). A métrica é calculada com base em dois critérios: “experiência” e “performance”. Saiba mais sobre o critérios abaixo.
Lamine Yamal, do Barcelona-ESP, lidera o ranking, com pontuação de 97,7 (98,1 no quesito “experiência” e 97,3 em “performance). O atacante de 18 anos é seguido por Pau Cubarsí (93,4), do Barcelona, Warren Zaire-Emery (87,8), do PSG-FRA, Estevão (86,7), do Chelsea-ING, e Mastantuono (85,4), do Real Madrid-ESP.
Além de Montoro e Jordan Barrera, há outros três jovens que atuam no futebol brasileiro entre os 200 melhores avaliados pelo CIES: Rayan (08,7), do atacante Vasco, Souza (73,1), lateral-esquerdo do Santos, e Alysson (71,7), atacante do Grêmio.
Jordan Barrera e Montoro no Glorioso
O Botafogo tem a intenção de descobrir e desenvolver “joias sul-americanas”, e, nesta estratégia, apostou nas contratações de Jordan Barrera e Álvaro Montoro nesta janela de transferências.
O Glorioso investiu cerca de R$ 50 milhões em Montoro. O meia de 18 anos, formado no Vélez Sarsfield-ARG, já teve sequência como titular. Ao todo, são 15 jogos, com um gol e uma assistência.
Com o Junior Barranquilla, o clube carioca acertou a contratação de Jordan Barrera por R$ 22,2 milhões. Devido a uma lesão muscular, o colombiano só atuou por três minutos pelo Botafogo.
O estudo do CIES
O CIES ranqueou os 200 melhores jogadores de futebol do mundo que ainda não completaram 20 anos. A classificação leva em consideração as partidas disputadas em 2025, e a pontuação é a média de dois valores: “experiência” e “performance”.
O índice de desempenho é calculado a partir de dados exclusivos por uma parceira do CIES, a Impect, e o índice de experiência contabiliza os minutos jogadores ponderado pelo nível esportivo e competitivo dos jogos. Os critérios estão disponíveis no