Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo sabia de transfer ban desde agosto e admite necessidade de vender jogadores

Clube carioca segue impedido pela Fifa de registrar novos jogadores por conta de dívida com time dos Estados Unidos

Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva do Botafogo

O Botafogo segue impedido de registrar novos jogadores por conta do transfer ban que sofreu da Fifa no fim de dezembro, por não ter pago o Atlanta United, dos Estados Unidos, pelo meia Thiago Almada. Diretor de gestão esportiva do clube, Alessandro Brito revelou que o clube sabia que ia sofrer a punição desde agosto de 2024, e admitiu que é preciso negociar alguns jogadores do atual elenco.

O transfer ban do Botafogo foi registrado no dia 30 de dezembro, mas o clube já sabia que ele estava a caminho desde outubro. O clube trabalha para derrubá-lo, mas a situação não é simples, como revelou Alessandro Brito.

“A gente vem trabalhando e sabíamos dessa situação desde outubro. Estamos trabalhando de uma forma incansável para que a gente possa, de alguma maneira, solucionar isso o quanto antes. Mas não é uma situação tão simples, porque envolve MLS, alguns termos jurídicos, garantias, então temos que fazer de uma forma que o clube fique estável, equilibrado para os próximos meses e para as próximas sequências de contratações”, iniciou Brito.

Alessandro comentou que hoje o Botafogo precisa “andar com as próprias pernas”, já que desde o meio de 2025 ocorreu o rompimento da situação societária entre Eagle, Textor e Ares, mas que isso está sendo resolvido pelo empresário norte-americano. O momento atual, no entanto, exige que o clube negocie alguns jogadores, o que ele busca ver como lado positivo.

“Uma situação que a gente pode falar que trabalhamos no dia a dia e fatalmente precisamos, é que existe uma necessidade de venda de alguns jogadores. Mas isso é o lado positivo que vemos. Essa janela nos mostrou novamente o quanto temos um elenco qualificado. O quanto o clube está preparado para caminhar com as próprias pernas. Posso dizer que 90% do elenco teve propostas, isso mostra a qualidade e o caminho que o Botafogo está tendo nesses anos e vai ter nos próximos. Estamos trabalhando para sair”, disse.

Leia também

Imbróglio entre Botafogo e Atlanta United

Em junho de 2024, Thiago Almada foi comprado junto ao Atlanta United por 22 milhões de euros (cerca de R$133 milhões na cotação da época). Na visão do Glorioso, o pagamento deveria ser feito em parcelas durante quatro anos.

Entretanto, segundo documento apresentado pelo Atlanta à Fifa, os valores teriam que ser liquidados até o dia 30 de junho de 2026.

Thiago Almada e Botafogo

O argentino de 24 anos foi peça fundamental no elenco do Botafogo que conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores em 2024. Pelo Fogão, Almada somou 26 jogos, com três gols e duas assistências.

Ao fim de seu contrato, Almada foi emprestado ao Lyon, clube que também pertence à Eagle Holding Football, empresa de John Textor. Após cinco meses na França, o meia foi vendido em definitivo para o Atlético de Madrid por 21 milhões de euros.

Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.
Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.

Ouvindo...