Botafogo negocia dívida milionária, mas tem impasse a superar; entenda
Thiago Almada e Santi Rodríguez estavam na MLS e são os pivôs do impasse

O Botafogo tem uma dívida de quase R$ 200 milhões com a Major League Soccer (MLS) e, no atual quadro político-financeiro do clube, negocia diretamente com a liga norte-americana uma tentativa de acordo. A informação foi publicada inicialmente pelo "ge" e confirmada pela Itatiaia.
Na verdade, negocia com a liga, com o Atlanta United e o New York City FC. Eram desses respectivos clubes Thiago Almada e Santi Rodríguez. O primeiro já foi revendido para o Atlético de Madrid. E o Botafogo deve aos antigos clubes valores relativos às contratações: em 2024, no caso do argentino, e 2025, na vez do uruguaio.
As conversas ocorrem em meio à recuperação judicial da SAF. A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a Fifa seja comunicada sobre a impossibilidade de o Botafogo quitar, neste momento, débitos que originaram a aplicação de transfer bans ao clube. A entidade máxima do futebol ainda vai se posicionar, após ser notificada.
A MLS é quem negocia o acordo relativo à dívida com cada clube - no caso, relativa aos valores da compra e multas previstas em cada acordo. Acontece que, no caso da dívida por Almada, já houve um primeiro transfer ban, inclusive. O Botafogo só pagou uma primeira parcela, e segue devendo ao Atlanta.
São ecos da Era Textor, que chegou ao fim no clube, ao menos em tese. O Glorioso tem que se organizar para propor e cumprir cada acordo. Isso convencendo os credores de que, desta vez, vai pagar o que deve.
Correspondente digital da Itatiaia no Rio de Janeiro. Formado na PUC Rio, já cobriu clubes e negócios do esporte, além de ter experiência como assessor de imprensa e editor de texto. Se o esporte move paixões, ele pode mudar vidas.



