A partir do ano que vem, a competição será dividida entre a Copa Norte e a nova Copa Centro-Oeste. O vencedor de cada torneio se enfrentarão na final da Copa Verde. As competições iniciam em 25 de março de 2026 e terminam em 7 de junho.
Cada torneio contará com 12 times. Na primeira fase, as equipes serão divididas em dois grupos de seis. Os dois primeiros colocados se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta.
As finais da Copa Norte e Centro-Oeste ocorrerão em partida única, assim como a final entre os vencedores.
O formato de disputa da Copa Verde será o seguinte:
- Fase de grupos: 4 grupos de seis clubes cada, e disputa em turno único fora do grupo; Copa Norte (grupos A e B - times do grupo A enfrentam o do grupo B). e Copa Centro-Oeste (grupos C e D - times do grupo C enfrentam o do grupo D);
- Quartas de final: equivalente às semifinais da Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Quatro grupos de dois clubes se enfrentam em partidas únicas;
- Semifinais: equivalente às finais da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste. Vencedores disputam a decisão da Copa Verde;
- Finais: Decisão entre os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste realizada em duelos de ida e volta.
História da Copa Verde
Com 11 anos de história, a Copa Verde reúne 24 times das regiões Norte e Centro-Oeste do país, junto com equipes do Espírito Santo. Organizada pela CBF, o torneio tem formato parecido com o da Copa do Brasil, contando com enfrentamentos “mata-mata”.
Nas duas primeiras edições, o campeão ganhou uma vaga na Copa Sul-Americana. Depois, a competição garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o que durou até 2019.
Hoje, a Copa Verde dá ao vencedor uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Todos os campeões da Copa Verde
- 2014 – Brasília
- 2015 – Cuiabá
- 2016 – Paysandu
- 2017 – Luverdense
- 2018 – Paysandu
- 2019 – Cuiabá
- 2020 – Brasiliense
- 2021 – Remo
- 2022 – Paysandu
- 2023 – Goiás
- 2024 – Paysandu
- 2025 – Paysandu