O Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O grande destaque da partida foi o atacante Memphis Depay, que garantiu a vitória corintiana e foi às redes pela primeira vez em um clássico com as cores alvinegras.
O Dérbi foi marcado pelo equilíbrio em Itaquera. Os dois times tiveram oportunidades de inaugurar o marcador no primeiro tempo, mas desperdiçaram as oportunidades. Se o Corinthians desperdiçou uma penalidade, com defesa de Weverton em cobrança de Yuri Alberto. Do outro lado o zagueiro André Ramalho salvou uma finalização de Giay em cima da linha.
Na etapa final, quando o empate se desenhava, o Corinthians garantiu a vitória com Memphis, que aproveitou cruzamento preciso de Matheuzinho e balançou as redes.
Com o triunfo, o Corinthians precisa de um simples empate no segundo clássico da eliminatória. Uma vitória palmeirense pelo placar mínimo, por sua vez, levaria o confronto para as penalidades máximas.
O duelo da volta entre os rivais está marcado está marcado para o dia 6 de agosto (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.
O Corinthians volta a entrar em campo neste domingo (3), contra o Fortaleza, novamente na Neo Química Arena, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Verdão, por sua vez, visita o Vitória no mesmo dia, também pela liga nacional.
Começo de jogo truncado
Como esperado, o início do Dérbi foi mais disputado do que jogado. As equipes começaram a partida se estudando, e o árbitro Wilton Pereira Sampaio pouco deixou o jogo correr, com muitas marcações de falta para os dois lados.
Weverton salva o Palmeiras
Quando o Verdão parecia mais solto na partida, ganhando metros no campo, o Corinthians teve a grande chance na primeira etapa. Aos 19 minutos, Wilton assinalou pênalti de Gustavo Gómez em Memphis Depay após revisão no VAR.
Na cobrança, porém, Yuri Alberto parou em Weverton, que acertou o canto e frustrou a Fiel Torcida presente na Arena.
Corinthians cresce na partida
Curiosamente, o Timão melhorou após a penalidade desperdiçada. A equipe conseguiu encurralar o Palmeiras por alguns minutos, mas não conseguiu gerar uma grande oportunidade para finalização.
Aos 25, os mandantes assustaram com finalização de média de distância de Matheuzinho, que parou em nova defesa de Weverton.
Verdão responde
Nos últimos 15 minutos do Dérbi, o Palmeiras respondeu. O time passou a encontrar espaços na defesa corintiana e acionar Ramon Sosa em profundidade.
Aos 43, por muito pouco o Verdão não abriu o placar. Na pequena área, Sosa finalizou em cima do Gustavo Henrique após jogada pela esquerda. No rebote, Giay chutou em ótimas condições de marcar, mas André Ramalho salvou em cima da linha.
Quase, Sosa!
O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro, com muitos erros de passe e divididas. Em uma jogada individual, porém, quase o Palmeiras abriu o placa.
Aos 13 minutos, Ramon Sosa finalizou de longa distância e, por pouco, não acertou o ângulo de Hugo Souza.
Memphis resolve!
Quando o clássico reservava poucas emoções, o atacante Memphis Depay apareceu. Aos 34 minutos, Matheuzinho apareceu livre pela direita e cruzou na medida para o camisa 10 cabecear, sem chances para Weverton, levando os torcedores presentes à loucura.
Gol... anulado
O Palmeiras chegou a empatar pouco tempo depois, com Maurício, mas o VAR invalidou a jogada por detectar impedimento de Gustavo Gómez na origem da jogada.
Corinthians 1 x 0 Palmeiras
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); Raniele (Charles), José Martínez, Carrillo (Breno Bidon) e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
Palmeiras
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs (Micael) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio; Ramón Sosa (Flaco López), Facundo Torres e Vitor Roque (Allan). Técnico: Abel Ferreira.
Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data e hora: 30 de julho de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
Árbitro de vídeo: Braulio da Silva Machado (SC)
Gols
- Corinthians: Memphis Depay (34min/1ºT)
Cartões amarelos
- Corinthians: André Ramalho, Rodrigo Garro, Raniele
- Palmeiras: Gustavo Gómez, Bruno Fuchs, Abel Ferreira (T)
Cartões vermelhos
- Nenhum