Itatiaia

Com um a menos, Vasco vence o Vitória e abre vantagem na Copa do Brasil

Cruzmaltino teve Barros expulso com 13 minutos de jogo, mas foi dominante e conseguiu boa vitória

PorRio de Janeiro (RJ)
Andrés Gómez atacante do Vasco
Andrés Gómez marcou o gol do triunfo heroico do Vasco • Matheus Lima/Vasco

Mesmo com um a menos por mais de 80 minutos de jogo, o Vasco venceu o Vitória, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (26), em São Januário, e abriu vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. O gol foi marcado por Andrés Gómez, no segundo tempo.

A partida tornou-se dramática com a expulsão de Barros aos 13 minutos de jogo por colocar a mão na bola, quando era o último homem. Mesmo assim, os donos da casa foram dominantes na maior parte do tempo.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta (2), às 21h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador. Para ficar com a vaga, o Vasco joga por um empate ou qualquer triunfo. O Vitória precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Se vencer pelo placar mínimo, a partida vai para os pênaltis.

Próximos jogos

O Vasco volta a campo no sábado (29) pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino recebe o Cruzeiro, às 21h20 (de Brasília). A equipe carioca é a 19ª colocada com 22 pontos. Já o Vitória joga no mesmo dia, às 18h30 (de Brasília), contra o Atlético, na Arena MRV.

Barros expulso e polêmicas

O jogo nem tinha esquentado direito quando o volante Barros cometeu falha grave e acabou expulso com menos de 20 minutos de partida. Após dividida com Renato Kayzer, o jovem do do Vasco meteu mão na bola e era o último homem. Após revisão no vídeo, Matheus Candaçan expulsou direto o jogador.

Logo em seguida, Spinelli recebeu na área e pediu a mão a zaga do Vitória, mas a arbitragem marcou falta do argentino, fato que incomodou muito o Vasco que reclamou demais. Ao final do primeiro tempo, membros da comissão técnica e da diretoria do Vasco foram para cima da arbitragem que foi para o vestiário escoltada pela Polícia Militar.

Em campo, mesmo com um a menos, o Vasco ainda foi mais perigoso e criou algumas chances. Em um belo chute de Ramon Rique, Lucas Arcanjo impediu no último lance da primeira etapa o que seria o gol do time carioca.

Vasco domina

Mesmo com um homem a menos, o Vasco voltou dominante na segunda etapa e pressionando o Vitória. O time baiano não conseguia propor o jogo e em velocidade o Cruzmaltino seguiu muito perigoso. Em uma dessas escapadas chegou ao gol de Gómez, mas anulado por impedimento. Antes do lance, Lucas Arcanjo fez duas ótimas defesas.

Merecido gol do Vasco

O Vasco não desistiu e foi premiado com o gol. Depois de tanto pressionar, foi a vez de Andrés Gómez dessa vez acertar. O camisa 11 se livrou da marcação e, de perna esquerda, mandou no canto de Lucas Arcanjo. Com um jogador a mais, o Cruzmaltino de forma merecida os donos da casa saíram na frente.

No finalzinho, o Vitória tentou esboçar alguma reação, mas a equipe foi neutralizada pela defesa da equipe carioca. Triunfo heroico dos donos da casa que largam em vantagem na Copa do Brasil.

Vasco 1x0 Vitória

Vasco

Léo Jardim; Puma Rodríguez, Cuesta, Robert Renan e Cauiabano; Barros, Ramon Rique (Sosa) e Thiago Mendes (Tchê Tchê); Colidio (David), Andrés Gómez (Adson) e Spinelli (Paulo Henrique). Técnico: Pedro Emanuel.

Vitória

Lucas Arcanjo; Brítez, Cacá, Luan Candido e Ramon (Jamerson); Caíque (Erick), Zé Vítor (Walace) e Martínez; Marinho (Renê), Matheuzinho e Renato Kayzer (Osvaldo). Técnico: Jair Ventura.

Gols: Andrés Gómez (13 min 2ºT), do Vasco
Cartão amarelo: Caíque e Brítez (VIT)
Cartão vermelho: Barros (17 min 1ºT), do Vasco
Motivo: Jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 26 de agosto (quarta-feira) de 2026, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)

Por

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte