FMF divulga revisão do VAR em gol anulado da URT contra o Cruzeiro; veja

Cruzeiro venceu o duelo por 2 a 1, e o Trovão Azul teve um gol impugnado por impedimento nos minutos iniciais da primeira etapa

Lance que deu origem ao primeiro gol da URT, impugnado por impedimento

A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou, na tarde desta quarta-feira (18), o vídeo com a revisão do árbitro de vídeo (VAR) do com anulado da URT, contra o Cruzeiro, no último sábado (14). O jogo foi válido pela oitava e última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, na Arena DB (Zama Maciel), em Patos de Minas.

No vídeo, o árbitro de campo, Hieger Túlio Cardoso, conversa com pessoas na cabine do VAR, que dizem que o lance era “fino e ajustado”. No fim, após traçar as linhas, a arbitragem chega à conclusão de lance irregular.

Em nota divulgada nessa segunda-feira (16), a URT critica a decisão da arbitragem. Leia o comunicado ao fim da matéria.

Sem o gol de Gabriel Moysés, o Cruzeiro venceu a URT por 2 a 1 e garantiu classificação à semifinal do Mineiro, com a melhor campanha, Agora, o clube celeste enfrentará o Pouso Alegre, nos dois próximos sábados, 21 e 28 de fevereiro.

Leia também

Nota divulgada pela URT

“A União Recreativa dos Trabalhadores vem a público manifestar sua profunda indignação em relação à arbitragem, principalmente no lance que resultou na anulação do nosso gol marcado na partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro, diante do Cruzeiro Esporte Clube, confronto que valia a classificação para a semifinal da competição.

O gol, marcado nos minutos iniciais da partida, foi invalidado após revisão do VAR por suposto impedimento. As imagens divulgadas, especialmente no momento do traçado das linhas, levantam sérios questionamentos quanto ao critério técnico adotado, ao ponto de referência corporal utilizado e à precisão do enquadramento do frame no instante exato do passe.

Trata-se de um lance determinante, em um jogo decisivo, cujo impacto ultrapassa o campo esportivo e atinge diretamente os objetivos traçados pelo clube na competição.

A arbitragem que tivemos nesse jogo foi extremamente equivocada, com o quarteto de arbitragem perdido em suas ações, sem critérios definidos e com um VAR apresentando decisões tendenciosas, induzindo o árbitro a erros.

O tratamento dado às duas equipes foi muito diferente, desde o extracampo incluindo atraso na entrada dos atletas e tratamento aos bancos de reserva até o critério nas tomadas de decisão do árbitro de campo, Hieger Túlio, e do árbitro de vídeo, Michel Patrick.

A URT respeita a FMF e a arbitragem, e reconhece a importância da tecnologia no futebol. No entanto, respeito não significa silêncio diante de dúvidas técnicas relevantes. O futebol exige clareza, coerência e transparência, principalmente quando decisões milimétricas alteram o rumo de uma partida e de todo um campeonato.

Diante dos fatos, a URT formalizará, junto à Federação Mineira de Futebol, a solicitação de acesso integral às imagens em alta resolução, ao protocolo de calibragem das linhas de impedimento e aos áudios da cabine do VAR referentes ao lance.

A instituição reafirma seu compromisso com sua história, com seus atletas, com sua comissão técnica, com seus patrocinadores e, sobretudo, com sua torcida.”

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.

Ouvindo...